Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Visa será bandeira do Jaé, novo cartão de transportes do Rio de Janeiro

Os cartões também podem ser utilizados como cartões de débito em estabelecimentos comerciais

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Departamento de Justiça dos EUA processa Visa por suposto monopólio ilegal de cartão de débito

A Visa será a bandeira do Jaé, o novo cartão de transportes da cidade do Rio de Janeiro. A empresa operadora vai ficar responsável por administrar a emissão dos cartões, os sistemas de recarga e os de atendimento, enquanto a Visa permitirá que o cartão seja utilizado na rede de estabelecimentos que aceitam a bandeira.

Os cartões, emitidos pela Dock, funcionam em um primeiro momento como cartões pré-pagos que servem principalmente para pagar a tarifa do transporte coletivo carioca, mas que também podem ser utilizados como cartões de débito em estabelecimentos comerciais.

“É um cartão pré-pago, mas que permite futuramente um vale alimentação ou um vale refeição”, disse o presidente da Visa no Brasil, Nuno Lopes Alves. “A tecnologia comporta um cartão de crédito, só não nasce com ele.”

Criado a partir de uma licitação feita pela Prefeitura do Rio, o Jaé será o único cartão aceito nos validadores de transporte geridos pelo município a partir do ano que vem, no lugar do atual Riocard. Ele também será aceito em outros meios de transporte, como o metrô e os trens da Supervia, mas não será exclusivo, neste caso.

“É um cartão de transporte, mas que hoje está sendo iniciado pelo BRT. A ideia é, em 1º de novembro, entrar com todos os modais, e entrar com a experiência e a expertise da Visa”, afirmou o CEO da Jaé, Wagner Pontes.

O sistema é semelhante ao que o governo de São Paulo adotou com o cartão Top, que tem bandeira Mastercard. O Top substituiu o BOM, antigo bilhete dos trens da CPTM e dos ônibus intermunicipais operados pela EMTU.

A secretária de Transportes do Rio, Maína Celidônio, disse que o sistema será mais transparente e evitará conflitos de interesse, porque a licitação impedia que empresas que tivessem operadores do sistema de transporte como acionistas. “Buscamos um concessionário que provenha validadores, cartões, ATMs, pontos de atendimento, tecnologia e recolhimento do dinheiro por uma conta do município.”

A licitação foi disputada em um leilão de outorga, em que a outorga mínima era de R$ 5,25 milhões. O consórcio vencedor ofereceu R$ 110 milhões. A mudança no sistema de bilhetagem é uma bandeira da gestão do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Ele afirma que o sistema atual é pouco transparente para os usuários e a Prefeitura da cidade.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BrasilcrescimentoempresasestratégiaexpansãoexperiênciainvestimentoJaénegóciosRio de JaneiroserviçosVisa

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile