Menos dinheiro em loja, mais segurança: o avanço do autoatendimento no varejo

Tecban reviu portfólio e passou a se posicionar como fornecedora de serviços e parceira em gestão

A redução do uso do dinheiro em espécie, que vem aumentando sobretudo depois da popularização do Pix, está reinventando a forma como clientes lidam com bancos e como os consumidores fazem compras. Fez, também, com que a Tecban, conhecida principalmente pelo Banco24Horas, revisse seu portfólio e passasse a se posicionar como fornecedora de serviços de terceirização e parceira em gestão de autoatendimento no varejo.

Uma das apostas da empresa é a nova versão do caixa eletrônico do Banco24Horas, que foi apresentado recentemente na Febraban Tech, em São Paulo. O equipamento foi pensado para o atendimento de estabelecimentos comerciais cujo volume de sangria é menor. Tem tamanho reduzido, comportando 300 notas. Para efeito de comparação, o caixa tradicional comporta 8 mil.

De forma geral, ele possui a mesma interface e oferece as mesmas funcionalidades do caixa maior, permitindo a realização de depósitos pelo próprio varejista, por exemplo, sem o uso de envelopes. Como o dinheiro poderá ser sacado logo depois do depósito, as notas poderão voltar a circular rapidamente – e até usadas novamente no mesmo estabelecimento.

O equipamento reciclador, como é chamado pela Tecban, é uma das principais soluções de autoatendimento que a empresa oferece atualmente para o varejo, afirma Karine Barros, diretora comercial e de produtos. “Ele serve a população e o entorno, trazendo soluções bancárias que estão embarcadas dentro do Banco24Horas, e também permite que o varejista faça sangria na máquina. Com isso, o varejista consegue ter uma operação mais segura e não precisa manter o dinheiro dentro da loja”, analisa.

Outra vantagem é que, com o equipamento, o varejista não precisa de um serviço de guarda de valores – a segurança prestada na hora do movimento de dinheiro – com muita frequência. “Ele está depositando, outras pessoas estão vindo sacar, então a guarda de valores precisa passar menos para retirar esse numerário, e isso acaba sendo uma solução bastante interessante para ele. O varejista oferece mais serviços, atrai mais clientes para a loja e tem mais segurança.”

Menos dinheiro em loja, mais segurança: o avanço do autoatendimento no varejo

A empresa também levou à Febraban Tech o Atmo, chamado internamente de “Banco24Horas compacto” e pouco maior do que uma maquininha de pagamentos tradicional. Ele permite que transações financeiras como saque, consulta de saldo e pagamento de contas sejam realizadas diretamente boca do caixa.

“Quando o cliente precisa fazer um saque, o valor é retirado da sangria do varejista, o que traz benefícios importantes na mesma linha da segurança e da redução da necessidade da guarda de valor. Além disso, o Atmo traz consigo uma pegada social muito interessante. Ele está sendo colocado principalmente no interior, em regiões desassistidas de instituições financeiras.”

Logística e monitoramento

Com foco no reposicionamento e ampliação do portfólio de serviços e autoatendimento para o varejo, a Tecban também oferece ao varejo serviços de manutenção, monitoramento e logística de valores. A empresa atende tanto as suas máquinas quanto equipamentos de terceiros utilizados pelos lojistas. Segundo a empresa, essas soluções visam não apenas facilitar o atendimento ao cliente no varejo, mas também otimizar a operação financeira.

“A gente apresenta a cadeia completa para ser compartilhada com os nossos clientes, fazendo com que eles tenham a possibilidade de investir seus recursos naquilo que faz parte da estratégia deles. O mercado todo acaba se beneficiando quando entende que faz sentido ter um parceiro que é especialista em alguma parte da cadeia, operando, obviamente, em uma relação que faz sentido dos dois lados, em vez de dedicar esforços num tema que talvez não seja o principal da organização”, acredita a executiva.

Novos caminhos no varejo

Atualmente, os equipamentos de autoatendimento para varejo da Tecban estão presentes principalmente em supermercados, farmácias e postos de gasolina. “Eu acho que existem oportunidades em outros tipos de varejo com os quais a gente também poderia trabalhar. Depende muito da economia local, mas eu entendo que lojas de material de construção, por exemplo, são locais em que ainda giram muitos recursos e a gente ainda não explora exatamente como poderia”, diz Karine.

A executiva complementa: “A gente está com um piloto superinteressante na Pernambucanas. Então acho que essas grandes redes de vestuário também fazem sentido. E a ideia é que a gente possa explorar cada vez mais esses novos nichos e obviamente seguir a expansão.”

Parceria com Banrisul

Outro case apresentado no Febraban Tech foi a parceria da Tecban com o Banrisul. Trata-se de um modelo inédito de terceirização para modernização da rede de caixas eletrônicos (ATMs) da instituição. O acordo prevê a instalação de novos equipamentos recicladores em agências e pontos estratégicos do Banrisul com a interface do Banco24Horas. O equipamento é compartilhado com outras instituições financeiras – ou seja, tanto o cliente do Banrisul quanto o cliente de outros bancos pode fazer operações nessas máquinas.

De acordo com a Tecban, a solução permite ao banco modernizar a gestão dos terminais, integrando soluções tecnológicas avançadas, como manutenção, atualização e monitoramento 24×7. Além disso, mantém a identidade visual do Banrisul, enquanto oferece a interface do Banco24Horas. Apresenta, ainda diferenciais como menor uso de papel e recusa automática de cédulas falsas ou danificadas.

Imagens: Divulgação

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