Grupo HEINEKEN coloca a agenda ESG no coração da estratégia de negócios

Companhia estrutura suas ações em três pilares principais: Ambiental, Social e Responsabilidade

Com a transformação dos hábitos de consumo, com públicos cada vez mais conscientes, temas como sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e ética corporativa ganharam destaque nas prioridades das marcas. Atento a esse cenário e alinhado a essas causas, o Grupo HEINEKEN vem estruturando sua estratégia de sustentabilidade em três pilares principais: Ambiental (com foco em carbono, água e circularidade de embalagens); Social (diversidade e impactos em comunidades) e de Responsabilidade (consumo responsável) de forma integral à sua cultura corporativa.

No eixo ambiental, a cervejaria assumiu a ambição de ser net zero na cadeia de valor até 2040. Como parte de sua estratégia de descarbonização, o Grupo Heineken tem fortalecido significativamente o uso de energia renovável em suas operações. Além disso, a empresa desenvolve ações voltadas à retornabilidade de embalagens e à promoção da economia circular.

Em 2024, a companhia lançou HEINEKEN Spin, seu ecossistema de negócios de impacto. São quatro pilares principais: energia renovável, agricultura regenerativa, circularidade do vidro e marcas de impacto. O foco neste caso é o crescimento sustentável do setor – incluindo fornecedores, grandes parceiros e a cadeia produtiva.

Na frente social, por meio do Instituto HEINEKEN, a companhia atua para promover inclusão, equidade e assistência social, para três públicos de extrema importância em sua cadeia produtiva: vendedores ambulantes, catadores e jovens em situação de vulnerabilidade. Em três anos de atuação, o Instituto já impactou mais de 25 mil pessoas. Entre os programas de destaque, estão o Conexão Cidadã, voltado para catadores – e que, além de São Paulo, acabou de expandir para Salvador.

Outra iniciativa é o Esse Verão é Meu, feito em parceria com a Aliança Empreendedora, que promove condições mais dignas de trabalho para ambulantes. Além disso, o Cri.Ativos da Favela, que já formou 180 jovens em audiovisual nas favelas de São Paulo e Rio de Janeiro desde 2023, e agora chegou em Salvador.

Já sobre ações internas, a empresa desenvolve iniciativas consistentes voltadas para Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Em 2021, por exemplo, estabeleceu metas públicas para ampliar a diversidade na liderança: alcançar 50% de mulheres em cargos de liderança até 2026 e 40% de pessoas negras até 2030. Atualmente, as conquistas estão em 45% e 36%, respectivamente.

No pilar de Responsabilidade, o Grupo HEINEKEN desenvolve ações de moderação e promoção do consumo consciente de bebidas alcoólicas, incentivando escolhas responsáveis por parte dos consumidores. Destinamos globalmente 10% da verba da marca Heineken a iniciativas voltadas ao consumo responsável. No Brasil, esse compromisso é traduzido em ações como a campanha “Se beber, não dirija”, ativa desde 2016, que ganhou ainda mais força com a chegada da Heineken 0.0. A mensagem é amplificada por meio de ativações em eventos culturais, esportivos e musicais — como Fórmula 1 e Rock in Rio —, promovendo escolhas conscientes e aproximando a marca dos consumidores em momentos de lazer e socialização.

“Sustentabilidade para nós é agir com propósito em cada etapa da nossa cadeia: do meio ambiente às pessoas, com responsabilidade e compromisso real com o futuro”, afirma Lígia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Marcas engajadas na sustentabilidade

Um estudo da Kantar, realizado em 2023, já indicava essa transformação: 56% dos consumidores deixaram de comprar produtos de empresas que não investem em sustentabilidade ou que adotam práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade. Atento a essa mudança, o Grupo HEINEKEN possui diversas marcas em seu portfólio e cada uma está engajada em causas para promover essas pautas.

Entre os desafios abraçados pelas marcas da companhia estão: cidades sustentáveis, com Heineken; causas LGBTQIAP+, com Amstel; proteção animal, com Lagunitas; e recuperação e proteção ambiental, com Baden Baden.

“Mais do que oferecer produtos de qualidade, entendemos que cada marca tem o poder – e a responsabilidade – de impulsionar transformações positivas na sociedade. Por isso, alinhamos nossos valores às causas que realmente importam para os consumidores e para o futuro do planeta”, diz Ligia.

Reportagem: Felipe Mario
Imagem: Crédito: Reprodução/ Grupo HEINEKEN e SOS Mata Atlântica

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