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E-commerce nacional movimentou R$ 225 bi em 2024; MPEs foram responsáveis por 30%, aponta MDIC

Desde 2016, data de início da série, já foi negociado R$ 1 trilhão via comércio eletrônico

  • de Redação
  • 3 dias atrás
Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil

O e-commerce com notas fiscais emitidas no País movimentou R$ 225 bilhões no ano passado, o que representou um crescimento de 14,6% sobre 2023 e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, data de início da série, já foi negociado R$ 1 trilhão via comércio eletrônico.

Os números foram divulgados nesta terça-feira, 24, na terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com dados da Receita Federal.

As vendas de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras pelo comércio eletrônico cresceram cerca de 1.200% nos últimos cinco anos, saltando de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024.

Os números mostram que as empresas de médio e grande porte também tiveram forte crescimento nessa modalidade, mas em nível porcentualmente menor – saindo de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período, aumento de 220%.

Produtos mais vendidos no e-commerce

Em valores, os produtos mais vendidos em 2024 no e-commerce nacional foram aparelhos de telefonia celular, (4,1% do total), livros (3,3%), refrigeradores (2,6%), televisores (2,2%), complementos alimentares (2,1%), máquinas digitais para processamento de dados (2,0%), calçados para esportes (1,1%), aparelhos para ar-condicionado (1,1%), pneumáticos de borracha (1,1 %) e outras participações capilares (1,1%).

Quando analisadas apenas as transações das MPEs, as obras de plástico saltam para a primeira posição no ranking, respondendo, em valores, por 2,7%. Na sequência, vêm complementos alimentares (2,1%), livros (1,6%), partes e acessórios de motocicletas (1,3%), calçados (1,2%), outras preparações capilares (1,1%), utensílios de mesa e cozinha (0,9%), móveis de madeira (0,9%), artefatos (0,9%) e acessórios para tratores e veículos (0,9%).

“De um lado, esses números refletem as novas dinâmicas do mercado; de outro, o ritmo crescente de expansão da economia brasileira de 2023 para cá, muito acima daquilo que todos os analistas esperavam”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira.

Com informações de Estadão Conteúdo (Flávia Said).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomércio e serviçoscomércio eletrônicocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasexpansãoindústrialojamarcasMDICmercadomercado&consumoMinistério do Desenvolvimentonegóciosnotas fiscaisprodutosreceita federalserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

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