Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Disrupção pouca é bobagem. A Libra pode virar o mercado de cabeça para baixo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A Libra é a nova criptomoeda anunciada na semana passada pelo Facebook e que conta com uma coalização estrategicamente sustentável de parceiros como Visa, Mastercard, Uber, Spotify, entre outros, e que terá uma empresa global, a Libra Networks, para administrar todo o processo incluindo suas reservas.

De saída, um dos pontos mais interessantes é o arco de alianças arquitetado para a Libra, para além dos 2,23 bilhões de usuários da plataforma do Facebook, que já garante um número importante de parceiros para assegurar a relevância global da proposta, ao invés dos modelos tradicionais de criação de conceitos monosustentados.

É parte da proposta a criação também da Calibra, braço de negócios apoiado na nova criptomoeda, e que deverá ser o elemento de geração efetiva de resultados com essa iniciativa.

Guardadas as devidas cautelas, sua proposta estratégica pode ser entendida como a reprodução, em escala global, do que temos hoje na China com Alipay e WeChat Pay que, de plataforma, ou super app, de pagamento mobile, transformaram-se em algo muito maior já que criaram praticamente um sistema financeiro paralelo desvinculado do sistema bancário tradicional.

Juntos, ambas respondem por 94% de todos os pagamentos móveis feitos na China que supera os US$ 13 trilhões por ano, algo estimado em 60% dos pagamentos totais e, agora avançando para fora da China, acompanhando o fluxo de negócios e turístico dos chineses no mundo.

A diferença fundamental é que as plataformas digitais Alipay e WeChat Pay, dos Ecossistemas Alibaba e Tencent, respectivamente, operam com a moeda local na China e em outros mercados, enquanto que a coalização liderada pelo Facebook cria sua própria criptomoeda e pode usar as diferentes plataformas digitais, incluindo o próprio Facebook, para avançar no seu propósito de se tornar um protagonista global.

Vale lembrar que, na mesma linha, o WhatsApp Payment estava sendo desenvolvido e anunciou em 2017 algo similar, que deveria chegar em breve ao Brasil, ou seja, um recurso de pagamentos P2P – Peer to Peer, que pudesse facilitar a vida dos que pretendiam enviar pagamentos ou fazer transferências entre países.

Com a criptomoeda Libra, pela ambição de sua concepção, estamos na iminência de criação também de um sistema financeiro paralelo supranacional, mais importante que a moeda de diversos países, o que permitiria supor que, no extremo, países com moedas mais fracas pudessem “trocar” suas moedas pela Libra, considerando seu caráter global, conversibilidade e facilidade de uso para transações locais e internacionais. No limite, ameaçando até mesmo o dólar como moeda global.

E no Brasil?

Importante lembrar que o Brasil é o terceiro mercado em número de usuários do Facebook no mundo com 130 milhões pessoas, depois de Índia e Estados Unidos, e o impacto que poderemos ter por aqui será proporcional à adesão que uma criptomoeda e um meio de pagamento móvel se tornem rapidamente relevantes apoiados pelas alianças que sejam criadas.

Esse jogo por aqui mudou dramaticamente nos últimos tempos com as alterações que estão acontecendo nos prazos e condições envolvendo as adquirentes no setor de cartões de crédito e débito. Num dos movimentos mais ousados nesse campo a Rede e o Itaú anunciaram para o segundo semestre o início das operações da Iti, sua nova plataforma de relacionamento com uso das maquininhas e do QR Code.

A perspectiva de avanço da Libra, num primeiro momento com justificativa de uso primário para transações internacionais, fará com que todo o ecossistema de pagamentos, relacionamento, promoção, fidelidade e monitoramento sejam profundamente alterados num futuro muito próximo.

Pelo impacto da proposta e seus desdobramento é evidente que esse movimento despertou sérias preocupações no mercado financeiro global e já suscitou o início de investigações e análises por bancos centrais e a comunidade financeira em geral.

Como nos tempos atuais, disrupção pouca é bobagem, temos à frente um cenário de amplas, profundas e dramáticas transformações por acontecer.

Bem-vinda Libra para abrir novas frentes de oportunidades e, sem dúvida também, muitas ameaças.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Consumidores querem marcas com propósito e empatia

Próxima Postagem

GPA lança e-commerce dedicado aos pequenos e médios comerciantes

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
GPA lança e-commerce dedicado aos pequenos e médios comerciantes

GPA lança e-commerce dedicado aos pequenos e médios comerciantes

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.