Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Ânima cria fundo de R$ 150 milhões para investir em startups

Com o movimento, a companhia pretende estudar possibilidades com "visão 360º"

  • de Redação
  • 3 anos atrás

A Ânima Educação anunciou  a criação do Ânima Ventures, fundo de corporate venture capital (CVC) com a previsão de investimento de R$ 150 milhões ao longo dos próximos 10 anos em startups. Com isso, a companhia investirá não somente em edtechs (voltadas para soluções em educação), mas também em startups de diferentes setores.

“Estamos olhando principalmente startups early stage (estágio inicial) e Series A (startup que já possui clientes e receita e pretende ganhar escala), e a ideia é que de fato enxerguemos dentro do ecossistema Ânima possibilidades de startups que possam alavancar todas as modalidades que temos aqui”, afirma Reynaldo Gama, gestor do Ânima Ventures.

Segundo ele, a Ânima começou o trabalho com startups há três anos, quando lançou o Learning Village, hub de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas. Desde então, investiu em duas startups: na MedRoom, voltada para o desenvolvimento de soluções em tecnologias imersivas no setor de saúde, e na Gama Academy, escola de tecnologia que seleciona e capacita profissionais para atuarem nas áreas de programação, design, marketing e vendas.

Com o movimento, a companhia pretende estudar possibilidades com “visão 360º”, deixando de investir exclusivamente em startups de educação. Gama cita como exemplo startups que trabalham com crédito estudantil, metaverso e realidade aumentada.

“As edtechs têm importância para nosso core business, mas queremos olhar todo o restante, olhando healthtechs que possam impactar a Inspirali, fintechs que possam trazer soluções de crédito estudantil até acesso de funil de vendas. Há muita coisa voltada para conteúdo, e pouca coisa de fato nova e relevante para a tecnologia. Há muito ‘ed’ e pouco ‘tech’, e o que queremos fazer é exatamente fomentar isso”, diz o executivo.

Oportunidades de investimento

Apesar do cenário macroeconômico desafiador, com alta da inflação e juros em patamares que dificultam grandes movimentos, a empresa vê oportunidades de investimentos em ativos mais baratos, fugindo de avaliações exageradas sobre o valor das startups.

“Estamos olhando com um pouco mais de cautela, temos um fundo com um montante interessante, não queremos atropelar nada. Queremos aliar retorno financeiro a um investimento estratégico para a companhia. As oportunidades estão aí”, diz Gama.

Juntamente com o fundo, a Ânima anunciou a criação do Venture Builder, com o objetivo de buscar empreendedores no mercado que pretendem começar do zero tendo o grupo como sócio. “Queremos abrir para educadores e parceiros que tenham vontade de coinvestirem conosco”, conclui Gama.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: ânima educaçãoBrasildigitalEconomiaempresasexpansãoinovaçãoinvestimentomercadoprodutosserviçossoluçãoStartupstecnologiavisão 360

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile