Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Consumidores brasileiros preferem comprar online via marketplace

O estudo ainda mostrou que entre os elementos citados pela preferência estão o fácil acesso a produtos, a entrega e boa reputação

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Marketplace

A comodidade das compras online é uma das principias mudança nos hábitos do consumidor desde a aceleração do ecommerce nos últimos anos. Mesmo com inúmeras opções no ambiente digital, uma passa mais segurança para os brasileiros. Segundo pesquisa feita pela All in, com parceria da Opinion Box, 47% dos consumidores confiam mais nos marketplaces do que em ferramentas de busca, como Google e Yahoo.

O estudo ainda mostrou que entre os elementos citados pela preferência estão o fácil acesso a produtos, a entrega e boa reputação. Para Alex Moro, especialista em marketplace e consultor do Mercado Livre, o frete grátis e o prazo de entrega são fatores de decisão de compra. “Se antes o brasileiro esperava 10 ou 15 dias para receber os produtos comprados pela internet, hoje as coisas mudaram tanto que algumas lojas entregam no mesmo dia. Um dos maiores fatores de decisão de compra é o frete e o prazo de entrega”, destacou o especialista.

Apesar de um cenário de retomada das lojas físicas, com o final das restrições da covid, as projeções de vendas no marketplace seguem otimistas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 98% dos consumidores analisam os preços antes de comprar itens de moda. Dentre os entrevistados, 40% tem o hábito de revisar antes de comprar acessórios, calçados e peças de vestuário em sites de busca, seguido por 22% em marketplaces.

Impactos do online

“A partir do momento em que uma pessoa tem uma boa experiência de compra on-line, ela vai voltar a comprar no digital e isso se torna um ciclo. Além disso, na internet é possível encontrar produtos específicos e facilidade de acesso, sem precisar se deslocar, pegar um transporte, ir até um centro comercial, enfrentar filas, se desgastar, e muitas vezes, sem encontrar o que deseja nessas lojas físicas”, comenta Alex Moro

Em 2015 o Mercado Livre implementou sua loja oficial e grandes marcas, como Sony, Brastemp e Lenovo, aderiram à plataforma. Esse movimento foi importante para aumentar a confiança do site diante do público. “No Brasil, o marketplace começou pelo Mercado Livre, que demorou 24 anos para conseguir ganhar a confiança dos compradores. Enquanto isso, outras grandes redes, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas se tornaram marketplaces quando já tinham a confiança da população, abrindo para pequenos lojistas”, finaliza Moro.

Quer saber mais? 👇👇👇Clique e ouça o podcast Mercado&Tech powered by Infracommerce 👇👇👇

https://open.spotify.com/episode/2e7jHgE8GCCsapvdpqjzcm

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceEconomiaempresasestratégiaexperiênciamarketplacemercadomercado&consumoprodutostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile