Reimaginando o varejo: o caminho para o crescimento das empresas

Reimaginando o varejo: o caminho para o crescimento das empresas
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O cenário empresarial atual exige uma abordagem inovadora e estratégica para garantir o crescimento sustentável das empresas. A delegação da Gouvêa Ecosystem, na qual sou curadora há mais de uma década, está, por mais um ano, comprometida em trazer insights e aprendizados para o mercado brasileiro.

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Eu, particularmente, estive no evento com um olhar dedicado a entender quais são os caminhos para o crescimento das empresas. Agora, trago para vocês alguns dos insights que têm garantido a revitalização de negócios tradicionais, incrementando a entrega de valor no varejo e transformado os desafios da atualidade em alavancas de crescimento.

Um dos pontos centrais que têm guiado o crescimento desses negócios é a redescoberta e valorização dos “heróis” do portfólio, ou seja, os produtos ícones pelos quais a marca é reconhecida. Focar nas categorias centrais e autênticas da marca pode criar um desejo renovado e mais relevância no mercado. A lição aqui é clara: análise e destaque os produtos ou serviços que já são amados pelos clientes, conectando a história e os valores centrais da marca às campanhas modernas.

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Ao mesmo tempo, as empresas estão focando em uma expansão mais estratégica. Marcas de luxo estão investindo em experiências físicas inovadoras para atrair consumidores e reforçar a presença da marca, além de investirem em expansão em mercados emergentes. A criação de lojas temporárias e a renovação de conceitos tradicionais são exemplos de como gerar expectativa e engajamento contínuo.

Nesse contexto de ingresso em novos mercados, as parcerias estratégicas são essenciais para o crescimento. A colaboração entre marcas e influenciadores – tanto de relevância global quanto local – pode fortalecer a execução operacional e revitalizar a proposta de valor das empresas. Exemplos como as colaborações da Pacsun com influenciadores mostram como essas parcerias podem criar vínculos emocionais fortes com os consumidores.

E cada vez mais a personalização é um diferencial competitivo crucial. Marcas de luxo estão utilizando insights detalhados sobre perfis de consumidores para segmentar campanhas e produtos, criando relevância tanto para clientes tradicionais quanto modernos. Nesse ponto, a tecnologia é um fator central para a efetividade da estratégia. Ferramentas de IA permitem recomendações personalizadas, melhorando a experiência do cliente. Opções de customização, recomendações e design sob medida fortalecem a relação com os consumidores e aumentam a lealdade à marca.

Ainda no campo da tecnologia e eficiência das operações, a tão falada, há anos, integração omnichannel é essencial para oferecer uma experiência coesa e contínua aos consumidores. Ferramentas digitais, como aplicativos que conectam consumidores às experiências físicas e digitais, são fundamentais. A Inteligência Artificial e os gêmeos digitais – que levam a experiência do ambiente físico para o digital – estão transformando o varejo. A IA permite personalizar recomendações e otimizar processos operacionais, enquanto os gêmeos digitais ajudam a simular mudanças operacionais antes de implementá-las fisicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Também nesse aspecto, o comércio social e o live commerce estão redefinindo a experiência de compra. Plataformas como TikTok Shop estão impulsionando o crescimento do e-commerce, permitindo que consumidores descubram, avaliem e adquiram produtos diretamente da plataforma. Investir em tecnologias de live streaming e anúncios interativos pode aumentar o engajamento e a conversão.

Fica claro que valor no varejo vai além do produto. A criação de experiências memoráveis, como vitrines temáticas e eventos sazonais, pode surpreender e encantar os clientes. A narrativa poderosa e o storytelling são ferramentas eficazes para reforçar a percepção de valor. Marcas que se importam com o impacto social e ambiental são cada vez mais valorizadas pelos consumidores. Iniciativas como práticas de reciclagem têxtil e embalagens sustentáveis aumentam o valor percebido da marca e fortalecem, mais uma vez, a conexão emocional com os clientes.

Esses pilares mostram que o caminho para o crescimento das empresas passa por inovação, personalização e uma abordagem centrada no cliente. Ao combinar tradição e modernidade, autenticidade e tecnologia, podemos criar estratégias que não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a conexão emocional com os consumidores.

E deixo aqui meu convite para você participar do Retail Trends no próximo dia 28 de janeiro, em São Paulo (SP). Estaremos juntos para compartilhar esses e outros aprendizados práticos para potencializar o crescimento dos negócios. Acesse o link e participe! Nos vemos lá!

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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