O Google divulgou, nesta quarta-feira, 22, uma pesquisa que mostra que um computador quântico foi capaz de executar com sucesso um algoritmo verificável em hardware, superando até mesmo os supercomputadores clássicos mais rápidos, segundo nota oficial.
A empresa diz que o avanço os aproxima “muito mais” de dispositivos revolucionários que podem impulsionar grandes descobertas e transformar áreas como a medicina e a ciência dos materiais, acelerando significativamente a pesquisa nestes campos cruciais.
Segundo a gigante americana de tecnologia, controlada pela Alphabet, a capacidade inédita do computador quântico de calcular com precisão a estrutura complexa de uma molécula abre caminho para aplicações práticas e tangíveis no mundo real. “O avanço de hoje se baseia em décadas de trabalho árduo da equipe de pesquisa e seis anos de grandes avanços no desenvolvimento de hardware e software quânticos”, acrescenta a companhia.
De acordo com a Google, o feito foi amplamente viabilizado pelo novo chip quântico Willow, desenvolvido pela própria empresa. Este componente-chave demonstrou como suprimir erros drasticamente, resolvendo o enorme desafio da correção de erros quânticos que persistia por quase 30 anos e limitava severamente a escalabilidade e a confiabilidade dos sistemas de computação quântica.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Isabella Pugliese Vellani).
Imagem: Shutterstock
