Mais de 100 mil temporários devem ser contratados para as festas de fim de ano

Para atender a alta demanda das festas de fim de ano, são comuns as contratações de funcionários temporários nos setores de varejo e serviços. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), as expectativas de vendas para o Natal são boas e muitas contratações temporárias devem ser feitas nos shopping centers.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas (CNDL), 103 mil temporários devem ser contratados até o final de 2019, 44 mil a mais na comparação com o ano passado. Este número vai de encontro ao levantamento realizado pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o qual a taxa de desemprego no país caiu para 11,8% no trimestre encerrado em julho, embora ainda atinja cerca de 12,6 milhões de pessoas. Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, concorda: “A intenção de contratação de temporários para o Natal é uma espécie de medida informal da confiança do empresário varejista. Os números positivos sugerem, portanto, que este pode ser de fato o Natal da retomada”.

“Caso seja confirmada a previsão, teremos para o período natalino de 2019 o maior volume de contratação desde 2014. Esse crescimento é justificado pela injeção de R$ 30 bilhões proveniente dos saques do FGTS, onde parte desse montante será utilizado para quitar dívidas e uma outra parte está destinado às compras, além da diminuição do número de famílias endividadas em relação ao ano anterior”, explicou Luís Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.

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De acordo com os associados da ALSHOP, os segmentos que terão um aumento nas contratações serão: supermercados, restaurantes, vestuário feminino e masculino, calçados, perfumaria e cosméticos. 25% dos trabalhadores temporários tem chance de serem efetivados.  Para os novos contratos, o salário médio para esses períodos gira em torno de R$ 1.600, valor igual ao registrado em 2018.

Marinho acredita ainda em outra possibilidade. “Outra questão importante embutida neste aquecimento da intenção de contratação de temporários é a teoria da profecia autorrealizável. Ou seja, porque estão mais otimistas, os varejistas se preparam melhor para as vendas de Natal, abastecendo suas lojas com produtos e disponibilizando mais funcionários. Como consequência, atendem melhor e acabam vendendo mais, confirmando a profecia”.

* Imagem reprodução

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