Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Gestão

DPaschoal aposta na Economia Verde para se diferenciar no mercado competitivo

  • de Redação
  • 7 anos atrás

Enquanto muitas empresas apenas investem em programas de sustentabilidade ambiental e social quando a situação econômica está favorável, a DPaschoal – que completou 69 anos de atuação no setor automotivo – mudou radicalmente a forma de lidar com a sociedade na qual está inserida quando constatou que não era indicada pelos seus próprios clientes.

Muito mais do que um conceito, a chamada Economia Verde passou a fazer parte do DNA da DPaschoal e transformou a maneira de interagir com seus diferentes públicos – fornecedores, colaboradores e clientes – e de fazer negócios.

Os números da logística reversa realizada pela DPaschoal em parceria com a Mazola Ambiental surpreendem: em 2017, foram para reciclagem 1.247.905 toneladas divididas em nove itens (borrachas, contrapeso, plástico, papelão, embalagem de óleo, pano de limpeza, ferros diversos, papel e raspas de pneu);  689.231 unidades de produtos separados em 17 itens (pneu, amortecedor, bandeja, bateria, caixa de direção, câmara de ar, cartucho de toner, chassi/disco/tambor, cilindro, filtros, informática, junta homocinética, lâmpada, lona, macaco, mola, equipamentos de proteção individual [EPI´s] e roda) e 212 mil litros de óleo lubrificante usado têm sido destinados, anualmente, para processo de rerrefino.

O resultado é um índice de NPS (Net Promoter Score, que mede o grau de satisfação e a lealdade dos clientes) acima de 80%. O segredo foi reforçar a cultura de que era necessário pensar na economia de recursos naturais e beneficiar os clientes com relações mais justas de consumo.

Transformação

A transformação começou depois que o empresário Luis Norberto Pascoal constatou que uma boa parcela da clientela da DPaschoal não indicava a empresa para seus amigos. A tendência era perder espaço no mercado e desaparecer do setor. Nesse momento, o Grupo deu uma guinada nos rumos e todo o time – desde os consultores nas lojas até o alto comando – passou a agir dentro de parâmetros que privilegiassem o meio ambiente e permitissem ao consumidor economizar.

A cultura do Grupo não se limitou às lojas da DPaschoal. A aposta em iniciativas que garantam proteção ao meio ambiente e nas ações que estabeleçam relações mais justas com os consumidores e a sociedade incluiu a Daterra – primeira fazenda sustentável do Brasil – e a Fundação Educar, que é uma referência na área de educação no país.

Cultura

Qualquer mudança ou ajuste de cultura exige novas posturas. Acabou-se com a prática, comum no mercado, de prêmios por vendas. O Programa Economia Verde, que completou 10 anos em 2017, tornou-se uma ferramenta de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca. Todos ganham nesse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, o meio ambiente, pela redução dos descartes.

Recentemente, a empresa lançou o AutoCard, uma plataforma digital moderna que segue a tendência do contato mais próximo com o consumidor ao permitir que o próprio motorista faça a gestão de manutenção de seu carro. Graças a esta ferramenta, o consumidor pode acessar o histórico de serviços já realizados, controlar as garantias vigentes e, quando necessário, agendar horário para ser atendido com prioridade em qualquer uma das lojas da rede. O web aplicativo oferece ao cliente total autonomia na gestão de seu carro, com acesso às informações de laudo e previsibilidade das manutenções futuras.

A empresa lançou o AutoCard, uma plataforma digital moderna que permite que o próprio motorista faça a gestão de manutenção de seu carro

Eco Control

Dentro do novo conceito da empresa, a logística reversa é um dos pilares para garantir o respeito ao meio ambiente. A DPaschoal criou o inovador programa Eco Control.  O serviço exclusivo permite que o consumidor acompanhe a destinação correta de pneus e baterias, desde o momento em que são trocados nas lojas até a reciclagem.

Depois de 12 meses da implantação do Eco Control, a empresa já obteve como resultado a destinação para reciclagem de 552.172 pneus e 23.834 baterias. Os clientes acompanharam todo o processo por meio de mensagens no celular e e-mail.  Em mais de 25 anos investindo no descarte correto dos produtos, a empresa já evitou que fossem parar na natureza e encaminhou para a reciclagem mais de 4 milhões de pneus.

No Eco Control, todos os pneus e baterias que são trocados nas oficinas da DPaschoal ganham uma etiqueta, cujo código é ativado no site da empresa. A partir do cadastro, o consumidor recebe uma mensagem por SMS no celular com o código de rastreio do item. A empresa encaminha informações no smartphone e, também, no e-mail sobre o descarte ecologicamente correto da peça.

Dessa forma, o consumidor pode acompanhar as fases do processo de logística reversa, desde o fim de vida útil do produto até a chegada do material na empresa de reciclagem. O parceiro da DPaschoal no processo de descarte e destinação correta dos produtos é a Mazola Ambiental.

 

  • Categories: Gestão, Inovação, Notícias

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile