Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Gestão

DPaschoal aposta na Economia Verde para se diferenciar no mercado competitivo

  • de Redação
  • 7 anos atrás

Enquanto muitas empresas apenas investem em programas de sustentabilidade ambiental e social quando a situação econômica está favorável, a DPaschoal – que completou 69 anos de atuação no setor automotivo – mudou radicalmente a forma de lidar com a sociedade na qual está inserida quando constatou que não era indicada pelos seus próprios clientes.

Muito mais do que um conceito, a chamada Economia Verde passou a fazer parte do DNA da DPaschoal e transformou a maneira de interagir com seus diferentes públicos – fornecedores, colaboradores e clientes – e de fazer negócios.

Os números da logística reversa realizada pela DPaschoal em parceria com a Mazola Ambiental surpreendem: em 2017, foram para reciclagem 1.247.905 toneladas divididas em nove itens (borrachas, contrapeso, plástico, papelão, embalagem de óleo, pano de limpeza, ferros diversos, papel e raspas de pneu);  689.231 unidades de produtos separados em 17 itens (pneu, amortecedor, bandeja, bateria, caixa de direção, câmara de ar, cartucho de toner, chassi/disco/tambor, cilindro, filtros, informática, junta homocinética, lâmpada, lona, macaco, mola, equipamentos de proteção individual [EPI´s] e roda) e 212 mil litros de óleo lubrificante usado têm sido destinados, anualmente, para processo de rerrefino.

O resultado é um índice de NPS (Net Promoter Score, que mede o grau de satisfação e a lealdade dos clientes) acima de 80%. O segredo foi reforçar a cultura de que era necessário pensar na economia de recursos naturais e beneficiar os clientes com relações mais justas de consumo.

Transformação

A transformação começou depois que o empresário Luis Norberto Pascoal constatou que uma boa parcela da clientela da DPaschoal não indicava a empresa para seus amigos. A tendência era perder espaço no mercado e desaparecer do setor. Nesse momento, o Grupo deu uma guinada nos rumos e todo o time – desde os consultores nas lojas até o alto comando – passou a agir dentro de parâmetros que privilegiassem o meio ambiente e permitissem ao consumidor economizar.

A cultura do Grupo não se limitou às lojas da DPaschoal. A aposta em iniciativas que garantam proteção ao meio ambiente e nas ações que estabeleçam relações mais justas com os consumidores e a sociedade incluiu a Daterra – primeira fazenda sustentável do Brasil – e a Fundação Educar, que é uma referência na área de educação no país.

Cultura

Qualquer mudança ou ajuste de cultura exige novas posturas. Acabou-se com a prática, comum no mercado, de prêmios por vendas. O Programa Economia Verde, que completou 10 anos em 2017, tornou-se uma ferramenta de diagnóstico que mede e testa a vida útil das peças do veículo antes da troca. Todos ganham nesse sistema: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia e, o meio ambiente, pela redução dos descartes.

Recentemente, a empresa lançou o AutoCard, uma plataforma digital moderna que segue a tendência do contato mais próximo com o consumidor ao permitir que o próprio motorista faça a gestão de manutenção de seu carro. Graças a esta ferramenta, o consumidor pode acessar o histórico de serviços já realizados, controlar as garantias vigentes e, quando necessário, agendar horário para ser atendido com prioridade em qualquer uma das lojas da rede. O web aplicativo oferece ao cliente total autonomia na gestão de seu carro, com acesso às informações de laudo e previsibilidade das manutenções futuras.

A empresa lançou o AutoCard, uma plataforma digital moderna que permite que o próprio motorista faça a gestão de manutenção de seu carro

Eco Control

Dentro do novo conceito da empresa, a logística reversa é um dos pilares para garantir o respeito ao meio ambiente. A DPaschoal criou o inovador programa Eco Control.  O serviço exclusivo permite que o consumidor acompanhe a destinação correta de pneus e baterias, desde o momento em que são trocados nas lojas até a reciclagem.

Depois de 12 meses da implantação do Eco Control, a empresa já obteve como resultado a destinação para reciclagem de 552.172 pneus e 23.834 baterias. Os clientes acompanharam todo o processo por meio de mensagens no celular e e-mail.  Em mais de 25 anos investindo no descarte correto dos produtos, a empresa já evitou que fossem parar na natureza e encaminhou para a reciclagem mais de 4 milhões de pneus.

No Eco Control, todos os pneus e baterias que são trocados nas oficinas da DPaschoal ganham uma etiqueta, cujo código é ativado no site da empresa. A partir do cadastro, o consumidor recebe uma mensagem por SMS no celular com o código de rastreio do item. A empresa encaminha informações no smartphone e, também, no e-mail sobre o descarte ecologicamente correto da peça.

Dessa forma, o consumidor pode acompanhar as fases do processo de logística reversa, desde o fim de vida útil do produto até a chegada do material na empresa de reciclagem. O parceiro da DPaschoal no processo de descarte e destinação correta dos produtos é a Mazola Ambiental.

 

  • Categories: Gestão, Inovação, Notícias

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile