A colaboração indústria e varejo entrega resultados superiores

Há uma semana, na 10ª edição do Latam Retail Show, tive o privilégio de compartilhar um painel sobre Eficiência Comercial com Gabriela Pontin, VP Comercial da Química Amparo-Ypê; e Luciano Bortolini, diretor comercial do Tenda Atacado. Abordamos como a colaboração entre as indústrias e seus canais de venda pode de fato gerar resultados acima da média, quando bem planejada e executada.

Discutimos como ampliar a visão meramente transacional, em que se discute preços, descontos, prazos de pagamento, verbas, promotores de venda, pontos extra e muitos outros itens que certamente sempre estarão na agenda de negociação entre os canais de venda e seus fornecedores.

Porém, é possível que essa relação evolua para ser mais estratégica, mais focada na geração de demanda e capaz de gerar resultados para ambos de modo sustentável. Alguns pontos foram elencados como fundamentais para que isso possa acontecer:

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O ponto de partida deve ser o consumidor final, considerando suas diferentes missões de compra e suas jornadas de consumo;

A relação precisa ser “ganha-ganha” entre indústria e varejo, o que passa por um alinhamento de metas, objetivos e KPIs;

A virada de chave é pensar sempre no sell-out, ou seja, nas vendas efetivamente realizadas ao consumidor final. Com o sell-out feito, o próximo sell-in está garantido;

Uma das ferramentas que ajudam a construir o caminho para entregar esse resultado é o JBP (Joint Business Plan), também chamado em algumas organizações de One P&L. E o que se espera com a sua efetivação?

Mais efetividade no abastecimento, ou seja, estoques mais balanceados e a menor ruptura possível, algo extremamente sensível para a satisfação do consumidor e para as vendas:

Rodrigo Catani é head da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Envato

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