Para atrair o consumidor, 57% dos restaurantes planejam lançar produtos

Inflação continua sendo a principal preocupação do setor de foodservice

Para atrair o consumidor, 57% dos restaurantes planejam lançar produtos
[the_ad id="169690"]

Mesmo apresentando leve queda, a inflação continua sendo a principal preocupação para 83% dos empresários do setor de foodservice. Para superar o quadro atual e atrair ou manter o consumidor, 57% dos restaurantes planejam lançar produtos com novos sabores e texturas.

[the_ad id="138406"]

Segundo dados compilados pela Geofusion, empresa de geomarketing, outros 52% planejam focar em promoções; 27% visam a apresentar produtos sazonais, frescos ou artesanais; e 26% apostam na oferta de alimentos que destacam o valor nutricional.

“O setor busca caminhos e oportunidades para superar um momento difícil. Enquanto as pessoas voltam a se alimentar com mais frequência fora de casa em regiões comerciais, a inflação e a comodidade de consumir por meio de plataformas digitais fazem com que as empresas revejam suas estratégias”, explica Valéria Duarte, diretora de Operações da Geofusion.

[the_ad_group id="11688"]

Recuperação do setor

Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em conjunto com a consultoria Galunion e o Instituto de Foodservice Brasil (IFB), mostra que 40% das empresas apresentaram, desde o início do ano, faturamento maior do que o obtido em 2019.

Outro estudo divulgado pelo IFB também corrobora o impacto da inflação no segmento de foodservice. No ano, o IPCA acumula alta de 4,39% e, nos últimos 12 meses, de 8,73%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de julho. Houve aumento de 74,6% nas vendas entre abril de 2022 e o ano passado, e de 48,6% na expansão. Porém, o ticket médio foi menos significativo, com um aumento de 0,7%.

“Mesmo com o reaquecimento do mercado, existem variáveis que precisam estar bem mapeadas pelo varejo. Uma delas é o fortalecimento do delivery de alimentos, que cresceu e se estabilizou em um patamar significativo. O outro é o impacto da inflação no orçamento das famílias, tornando o poder de compra da população menor”, ressalta Valéria.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile