Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Setor de vendas e atendimento é um dos que tem menor percepção de presença e impacto da IA

Pesquisa inédita da MindMiners busca compreender como os brasileiros percebem essa tecnologia no seu dia a dia

  • de Redação
  • 11 meses atrás
Setor de vendas e atendimento é um dos que tem menor percepção de presença e impacto da IA

Entre os cinco setores nos quais a presença e os impactos da Inteligência Artificial são mais evidentes e significativos, o de vendas e atendimento ao cliente é o penúltimo do ranking, à frente apenas de segurança. Os dados são da pesquisa inédita da MindMiners, intitulada “IA: problema ou solução? Como os brasileiros percebem os impactos da Inteligência Artificial”.

De acordo com o estudo, 56% dos respondentes disseram que tecnologia é área em que a IA está mais presente, 36% em mídia e comunicação e 33% em marketing e publicidade. Na sequência, as mudanças da aplicação tecnológica é percebida em vendas e atendimento ao cliente por 21% dos entrevistados e em segurança, 19%.

O objetivo da MindMiners é “compreender a presença e o impacto dessa tecnologia no cotidiano dos brasileiros, assim como suas percepções e sentimentos em relação a ela”, destacou a agência no material de introdução à pesquisa.

Expansão da IA para diversos setores da sociedade

A IA ultrapassou essas fronteiras e, hoje, é aplicada de maneira inovadora em diversos setores do mercado. Áreas como saúde, finanças, agronegócio, carreira, recursos humanos, imobiliário e esportes estão adotando a tecnologia para otimizar processos, aprimorar serviços e oferecer soluções mais personalizadas.

Na visão da MindMiners, essa expansão se deu porque o mundo deixou de enxergar a IA apenas como uma tecnologia e passou a aplicá-la como um serviço que beneficia a todos. Não para menos, 56% dos brasileiros já percebem os impactos da Inteligência Artificial na sociedade e 12% esperam ver mudanças significativas nesse sentido até o próximo ano, conforme os dados do estudo.

A ferramenta está moldando o cotidiano das pessoas, influenciando desde como as doenças são tratadas até como os negócios são conduzidos e as decisões profissionais são tomadas.

O avanço da IA está em ritmo acelerado, e não só as pessoas estão abraçando essa tecnologia no seu dia a dia, mas as empresas também estão aderindo em busca de melhor eficiência e satisfação do cliente.

A pesquisa da MindMiners mostra que 40% das pessoas entrevistadas têm conversado sobre Inteligência Artificial em rodas de amigos, com familiares e/ou colegas de trabalho e 45% afirmam buscar informações e conhecimentos sobre IA por meio de cursos, leituras ou utilizando e testando ferramentas.

O estudo também mostra o nível de confiança dos entrevistados em relação à Inteligência Artificial em diversos setores.

  • Saúde

A IA tem sido amplamente aplicada na área da saúde. A pesquisa da MindMiners mostra que 34% já afirmam confiar na ferramenta neste segmento, enquanto projeções da Accenture indicam que o setor alcançará US$ 150 bilhões até 2026, impulsionando diagnósticos e tratamentos personalizados.

Um exemplo disso é o uso da tecnologia nos cuidados com o transtorno do espectro autista. Com o crescimento dos diagnósticos, cresce também o empenho da comunidade científica e médica em buscar as melhores abordagens para esse espectro. Em parceria recente com o Google, a Genial Care, rede de cuidados de saúde atípica, referência na América Latina, desenvolveu a Inteligência Artificial LIAM, conectando os dados do planejamento de intervenção do paciente ao seu painel clínico.

  • Agronegócio

A adoção de IA no agronegócio pode aumentar a produtividade agrícola global em 70% até 2050, ajudando a alimentar uma população mundial crescente, segundo a Appic Softwares. Para otimizar a produção e colher ainda mais frutos e ganhos significativos, empresas de agronegócio têm abraçado e investido nessa tecnologia, que atinge US$ 1,7 bilhão ao ano. Espera-se que esse número cresça para mais de US$ 4,7 bilhões até 2028, segundo dados da Statista.

Para o diretor de Business Development da Keyrus, Rodrigo Cruz, a Inteligência Artificial desempenha um papel importante para impulsionar a eficiência em toda a cadeia produtiva. Seus ganhos estão na eficiência operacional e na experiência dos stakeholders, incluindo o próprio produtor rural. “Nesse contexto, a IA entra, vinculando-se ao desafio da produtividade: produzir mais dentro do mesmo espaço, da mesma propriedade, considerando as questões ambientais e mantendo a qualidade da produção”, declara Cruz.

  • Imobiliário

No setor imobiliário, essa técnica está revolucionando como as propriedades são avaliadas e negociadas. Ferramentas baseadas em IA estão sendo usadas para prever tendências de mercado, analisar dados demográficos e otimizar estratégias de marketing.

A McKinsey revelou que o uso de Inteligência Artificial em plataformas de corretagem pode aumentar a eficiência dos agentes imobiliários em até 50%, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e permitindo um foco maior em atividades de alto valor. Além disso, o estudo da MindMiners também mostra que a confiança na IA na gestão de propriedades e instalações já chega a 48%, o que também tem impacto no segmento imobiliário.

  • Recursos Humanos

A pesquisa aponta que, na gestão de recursos humanos, a confiança na tecnologia chega a 41%. Um levantamento da IBM mostra que 41% das empresas no Brasil já utilizam IA em suas operações, enquanto o relatório da Resume Builder mostra que 53% das empresas globais já adotaram essa tecnologia, com 24% planejando implementá-la até o fim de 2024.

No setor de recursos humanos, o uso tem se ampliado para automatizar tarefas repetitivas, como triagem de currículos, descrições de vagas e agendamentos de entrevistas, permitindo que os profissionais de RH foquem em atividades estratégicas.

É importante destacar que a IA complementa, e não substitui, o trabalho humano. Para evitar essa mudança e reter talentos, muitas empresas estão investindo em educação contínua.

  • Trabalho e carreira

No campo da carreira, a ferramenta está sendo amplamente utilizada para sugerir planos de desenvolvimento profissional e oportunidades personalizadas, alinhadas ao perfil de cada trabalhador. O McKinsey Global Institute projeta o surgimento de cerca de 133 milhões de novos empregos até 2030, impulsionados por essas novas tecnologias.

Segundo o CEO Advisor 10X, Presidente da Editora Brasport e especialista em tecnologia e negócios, Antonio Muniz, “à medida em que novas soluções tecnológicas são desenvolvidas e implementadas, surge a necessidade de habilidades humanas únicas, como criatividade, empatia e raciocínio ético, para complementar a capacidade da IA”.

  • Financeiro

No setor bancário, a confiança na IA já atinge 39%, conforme o levantamento da MindMiners. O uso da IA no mercado financeiro está sendo amplamente aplicado, com destaque para tecnologias como biometria facial e chatbots, que aumentam a segurança, eficiência e personalização dos serviços bancários. A Juniper Research projeta que os gastos globais com chatbots alcançarão US$ 72 bilhões até 2028.

  • Esporte

O mercado de análise esportiva, que inclui a IA, deve atingir US$ 5,2 bilhões até 2028, com um crescimento anual de 22%, segundo a MarketsandMarkets. Essa inovação está transformando o esporte, tanto na performance dos atletas quanto na forma como o público consome conteúdo esportivo.

Nos Jogos de Paris 2024, a IA foi utilizada para personalizar treinos, com sensores que coletam dados em tempo real, permitindo ajustes precisos nos programas de treinamento para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões.

  • Jogos eletrônicos

No entretenimento, a confiança na IA já alcança níveis altos, e bate nos 64%, conforme os dados da MindMiners. A indústria de games tem se beneficiado enormemente da tecnologia, que está criando experiências mais imersivas e personalizadas.

Segundo a Newzoo, o setor deve faturar US$ 211,2 bilhões até 2025, transformando o desenvolvimento dos jogos e a interação dos jogadores. NPCs estão aprendendo com o comportamento dos usuários e os cenários se adaptam ao estilo de jogo. O mercado de jogos em nuvem também está crescendo rapidamente, com previsão de atingir US$ 6,80 bilhões até 2028, impulsionado pela IA, que otimiza o desempenho dos jogos em várias plataformas, dispensando hardwares potentes.

O outro lado da IA

Ainda que a Inteligência Artificial traga também inúmeros benefícios, é necessário analisar cuidadosamente tudo que ela produz e utilizá-la com atenção. O estudo aponta que 58% dos entrevistados na pesquisa acreditam que a Inteligência Artificial pode tornar a sociedade mais “fria”, ou seja, menos humana, emocional e flexível.

Para 53%  dos entrevistados, a IA pode fazer com que as pessoas percam seu senso crítico sobre as coisas, 37% acreditam que os resultados gerados pela Inteligência Artificial já se comparam ao dos humanos. Estudos revelam o notável avanço proporcionado pela IA em várias frentes, até mesmo colocando em pé de igualdade às atividades humanas.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: agroagronegócioatividades econômicasBrasilcomportamentoconsumodadoempresasestudohábitosIAinovaçãoInteligência ArtificiallevantamentomercadoMindMinersmudançanegóciospercepçãopesquisaRecursos Humanossaúdesetorestrabalhotrabalho e carreiratransformaçãotransportevarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile