Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejista chinês Miniso pede desculpas por se promover como uma marca de estilo japonês

Há anos empresa se descreve como "uma varejista de produtos de estilo de vida inspirada no Japão"

Redação de Redação
23 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejista chinês Miniso por se promover como uma marca de estilo japonês

O Grupo Miniso da China pediu desculpas por se promover como uma marca de estilo japonês e disse que faria mudanças em suas lojas para corrigir isso, tornando-se o mais recente varejista a responder a uma onda de patriotismo entre os compradores chineses.

Segundo o site Inside Retail, a empresa, que tem mais de 5.000 lojas na China e no exterior, há anos se descreveu como “uma varejista de produtos de estilo de vida inspirada no Japão”, e foi comparada à rede Muji operada por Ryohin Keikaku, listada em Tóquio.

No entanto, no início deste mês, atraiu raiva dos usuários chineses das redes sociais depois que sua conta no Instagram espanhola postou uma foto de bonecas, uma das quais chamou de “boneca gueixa japonesa”, mas que os usuários chineses apontaram que estava usando um vestido qipao, uma roupa tradicional chinesa.

Na semana passada, a Miniso emitiu um longo pedido de desculpas, dizendo que a empresa em seus primeiros dias havia “tomado o caminho errado” com seu posicionamento de marca e estratégia de marketing, tendo contratado um designer japonês como seu designer-chefe entre o final de 2015 e 2018.

Ele disse que desde o final de 2019 começou a remover elementos japoneses de suas lojas e sacolas de compras, dizendo que já havia feito isso em suas 3.100 lojas na China.

Também prometeu começar a mudar as placas e decoração de interiores em suas mais de 1.900 lojas no exterior, acrescentando que completaria os movimentos até o final de março de 2023.

A empresa também disse que puniria executivos seniores envolvidos com a estratégia anterior e que sua sede seria responsável por todas as suas contas de mídia social no exterior no futuro. “Examinaremos rigorosamente o conteúdo e faremos um bom trabalho de exportação da cultura chinesa e dos valores”, disse.

Os consumidores chineses têm monitorado mais de perto nos últimos anos o comportamento das grandes marcas e se tornado cada vez mais críticos de empresas estrangeiras ou empresas locais vistas como insuficientemente patrióticas.

Com informações de Inside Retail

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidor está disposto a investir em experiências personalizadas

Próxima Postagem

Perspectivas do varejo para o segundo semestre e os desafios para 2023

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Perspectivas do varejo para o segundo semestre e os desafios para 2023

Perspectivas do varejo para o segundo semestre e os desafios para 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.