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Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

As tendências estão no relatório Menus do Futuro 2025, elaborado pela Unilever Food Solutions

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

A ampla demanda pela combinação de diferentes culinárias regionais e pela gastronomia de rua está entre as principais tendências do setor de foodservice, segundo o relatório Menus do Futuro 2025, elaborado pela Unilever Food Solutions (UFS), divisão de foodservice da Unilever.

A tendência da combinação de diferentes culinárias regionais, chamada de Cozinha Sem Fronteiras, é resultado da crescente globalização e da conexão entre culturas, inclusive na alimentação. Já a comida de rua moderna representa a reinvenção da gastronomia de rua, que segue em alta e tem sido impulsionada especialmente pela geração Z, que busca experiências gastronômicas marcantes, com destaque para sabores mexicanos, indianos, coreanos e filipinos.

“Na Unilever Food Solutions, temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do mercado alimentício, atuando como uma aceleradora dos nossos parceiros para gerar impacto positivo neste segmento por meio da alimentação”, afirma Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions Brasil.

O relatório anual também destaca a tendência chamada Raízes Culinárias, que valoriza ingredientes hiperlocais — característicos de regiões específicas. Um exemplo em destaque é a combinação das culinárias paraibana e paraense. Nesse contexto, a Unilever Food Solutions promove capacitações em tradições alimentares indígenas, por meio de um time de 250 chefs que unem técnica e criatividade para apresentar novas experiências de sabor.

A tendência da gastronomia personalizada aponta uma mudança no comportamento dos consumidores: 47% das pessoas preferem investir em experiências gastronômicas únicas.

“Acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa, e é por isso que lançamos o Relatório Menus do Futuro, que acaba de chegar à sua terceira edição. Esta iniciativa busca inspirar profissionais da cozinha e orienta nossas marcas – que são referência no mercado alimentício – de forma ainda mais conectada às reais necessidades dos operadores de restaurantes”, destaca Marques.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceinovaçãomercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçostendências

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