Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

As tendências estão no relatório Menus do Futuro 2025, elaborado pela Unilever Food Solutions

  • de Redação
  • 3 semanas atrás
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

A ampla demanda pela combinação de diferentes culinárias regionais e pela gastronomia de rua está entre as principais tendências do setor de foodservice, segundo o relatório Menus do Futuro 2025, elaborado pela Unilever Food Solutions (UFS), divisão de foodservice da Unilever.

A tendência da combinação de diferentes culinárias regionais, chamada de Cozinha Sem Fronteiras, é resultado da crescente globalização e da conexão entre culturas, inclusive na alimentação. Já a comida de rua moderna representa a reinvenção da gastronomia de rua, que segue em alta e tem sido impulsionada especialmente pela geração Z, que busca experiências gastronômicas marcantes, com destaque para sabores mexicanos, indianos, coreanos e filipinos.

“Na Unilever Food Solutions, temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento do mercado alimentício, atuando como uma aceleradora dos nossos parceiros para gerar impacto positivo neste segmento por meio da alimentação”, afirma Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions Brasil.

O relatório anual também destaca a tendência chamada Raízes Culinárias, que valoriza ingredientes hiperlocais — característicos de regiões específicas. Um exemplo em destaque é a combinação das culinárias paraibana e paraense. Nesse contexto, a Unilever Food Solutions promove capacitações em tradições alimentares indígenas, por meio de um time de 250 chefs que unem técnica e criatividade para apresentar novas experiências de sabor.

A tendência da gastronomia personalizada aponta uma mudança no comportamento dos consumidores: 47% das pessoas preferem investir em experiências gastronômicas únicas.

“Acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa, e é por isso que lançamos o Relatório Menus do Futuro, que acaba de chegar à sua terceira edição. Esta iniciativa busca inspirar profissionais da cozinha e orienta nossas marcas – que são referência no mercado alimentício – de forma ainda mais conectada às reais necessidades dos operadores de restaurantes”, destaca Marques.

Imagem: Envato

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcomérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodserviceinovaçãomercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçostendências

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile