Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Fusões e aquisições entre varejistas crescem pelo terceiro ano consecutivo

Carrefour tem posição de destaque por ter feito movimentos importantes entre 2020 e 2022

Redação de Redação
23 de maio de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
fusões

As transações de M&A (sigla para fusões e aquisições) do varejo alimentar no mercado brasileiro cresceram 30% em 2022, na comparação com o ano anterior. É a terceira alta anual do segmento, que registrou um resultado acumulado de 116% em relação ao período pré-pandemia. As informações são de um levantamento feito pela Unio Partners, boutique de assessoria financeira com prática de M&A.

O estudo também mostra que o número de M&As vem crescendo no varejo alimentar desde 2015, registrando cerca de 65 operações no acumulado até 2022.

“As principais razões para esse movimento no varejo alimentar estão relacionadas a teses de consolidação lideradas por diferentes fundos de private equity com investimentos no setor e ao movimento de expansão das grandes redes, que se capitalizaram no período pré-pandemia e retomaram a estratégia de crescimento inorgânico, iniciando um ciclo mais agressivo de expansão”, explica João Albanese, sócio da Unio Partners.

O grupo Carrefour fez movimentos importantes entre 2020 e 2022, como a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo valor inicialmente anunciado de R$ 7,5 bilhões, e a compra das lojas da rede Makro por R$ 1,95 bilhão. A estratégia é ampliar a presença da marca nas regiões Nordeste e Sul e entrar no modelo atacarejo. Em 2021, o Assaí anunciou a compra de 71 pontos comerciais da bandeira Extra Hiper.

No interior de São Paulo, os grupos Savegnago e Peralta firmaram um acordo de troca de ativos que envolveu o Shopping Passeio São Carlos e 14 lojas da rede de supermercados Paulistão.

Minas Gerais

O grupo Mart Minas decidiu expandir as suas fronteiras em 2022 e adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, maior companhia regional do segmento atacado e varejo do estado. Ainda em Minas Gerais, em 2021, a rede Supermercados BH adquiriu 14 pontos comerciais de varejo de autosserviço do grupo Supermercados Sales.

As marcas Mart Minas e Carrefour ocupam o 1º e 5º lugares, respectivamente, no ranking dos supermercadistas que mais cresceram em 2022, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“Mesmo com os desafios enfrentados recentemente, principalmente em virtude da pandemia, as empresas estão reativando os seus planejamentos estratégicos, que foram pausados na segunda onda da Covid-19, mas ainda com cautela, aguardando algumas definições como a sinalização da política monetária no novo governo. Quem já estava avançado no processo para fusões e aquisições seguiu performando mesmo na crise”, destaca João Albanese.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasileiro toma de 2 a 3 doses de café por dia e gasta R$ 27,99 em cada ida às cafeterias

Próxima Postagem

Atendimento no foodservice: mais digital e humano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Atendimento no foodservice: mais digital e humano

Atendimento no foodservice: mais digital e humano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.