Social Bank adquire a Vale Presente, maior operação de gift cards da América Latina

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O Social Bank – fintech que permite que as pessoas realizem qualquer tipo de transação entre si a partir de uma conta de pagamento digital, acaba de anunciar a compra da Vale Presente, maior operação de gift cards personalizados da América Latina, que pertencia à HUB Fintech.

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A incorporação da Vale Presente ao Social Bank impulsionará o número de transações realizadas pela Vale Presente, que tem como meta dobrar de tamanho até o 2º semestre de 2020, alcançando movimentação de R$ 600 milhões e conquistando 10 mil novos clientes empresas. Além de oferecer mais robustez nos processos da Vale Presente, o Social Bank também planeja ampliar seu potencial de aplicação de inovações tecnológicas e usá-las na construção de soluções de negócios.

Com a aquisição, o Social Bank coloca em prática uma nova etapa de seu projeto de expansão de mercado, em paralelo às ações para ampliar os ativos e o número de produtos oferecidos. Os primeiros passos a serem executados na empresa adquirida são: resgatar seu pioneirismo – a Vale Presente foi a primeira empresa não financeira a emitir cartões no mundo -, otimizar e modernizar a experiência de presentear, e agregar valor ao atual portfólio de soluções do grupo, sobretudo para o público B2B.

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Outras novidades integradas ao modelo de negócios são que os gifts poderão ser entregues também via web, através de links, por QR Code ou como um cartão virtual. Além disso, o app do Social Bank (Android e iOS) ganha um novo recurso, este com foco B2C: o Social Gift, que permitirá ao usuário enviar presentes via P2P para seus contatos.

Além de ganhar mercado e aumentar o portfólio, a compra da empresa integra a estratégia de expansão territorial do Social Bank. O programa “Social Cities”, que objetiva aumentar ainda mais a capilaridade da fintech, prevê o início da operação em 120 novas cidades estrategicamente escolhidas e, através da implantação de seus produtos e serviços, a criação de ecossistemas financeiros sustentáveis.

Comprar para crescer

A estratégia de crescer através de fusões e aquisições tem se mostrado cada vez mais eficaz e recorrente no Brasil, ainda mais em empresas de tecnologia e finanças. Relatório divulgado nesta semana pela Transactional Track Record indica que ocorreram 83 operações do gênero no mês de abril, movimentando R$ 42,6 bilhões de reais. No acumulado de 2019, foram 344 anúncios de fusões e aquisições envolvendo empresas brasileiras, sendo tecnologia, e finanças e seguros os dois segmentos com maior incidência de negócios deste tipo, 82 e 41, respectivamente. Para que faça sentido crescer comprando parte ou totalidade de outra empresa, é preciso que a chegada da nova operação aprimore o serviço que vem sendo realizado ou que complemente o portfólio de alguma maneira.

Alisson Idaló, diretor de estratégia e produtos do Social Bank, explica que foi justamente o potencial que a Vale Presente possui de complementar o ecossistema de produtos oferecidos pela fintech, o fator determinante para a aquisição. “Hoje oferecemos o portfólio de produtos e serviços financeiros mais completo do mercado. Com este modelo one-stop shop, nossos clientes têm à mão todas as ferramentas e produtos que precisam para a operação, sem a necessidade de perder tempo ou dinheiro buscando soluções individualizadas no mercado”, comenta.

Para Idaló, há um grande rol de benefícios a serem gerados para toda a base de clientes do Social Bank. “A Vale Presente e seus cartões caem como uma luva na operação das grandes empresas que atendemos, que poderão utilizar o serviço para engajar e incentivar colaboradores e parceiros através de premiações”, diz.

O executivo listou alguns dos serviços oferecidos pelo ecossistema Social Bank: o Social Payroll (solução para fazer pagamentos de salários); o Social Control (para gestão de despesas e reembolsos), o Social Benefits (cartões alimentação e refeição) e a Social Pay, empresa de facilitação de pagamentos (através das maquininhas PinPad e POS) e antecipação de recebíveis, empresa que já está incorporada às operações de grandes companhias do país, como por exemplo, KFC, Pizza Hut e Taco Bell. No final do mês passado, o Social Bank lançou também a Social Coin, primeira moeda social brasileira, digital com base em blockchain, e lastreada em bens de consumo, como combustíveis e energia.

* Imagem reprodução

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