Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

JBS expande frota elétrica e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO2 em 3 anos

A frota da No Carbon, unidade da companhia especializada em caminhões elétricos, cresceu para 281 veículos

  • de Redação
  • 2 meses atrás
JBS expande frota elétrica e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂ em três anos

Dando um passo no ESG, a JBS multiplicou por sete sua frota de veículos 100% elétricos, o que resultou na prevenção da emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO2 nos últimos 3 anos, o equivalente à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro.

Nos últimos 3 anos, a frota da No Carbon, unidade da JBS especializada em caminhões elétricos, cresceu para 281 veículos, atendendo as marcas Friboi e Seara em todas as regiões do Brasil. Ao todo, esses veículos já percorreram 12,5 milhões de quilômetros.

“Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor Comercial da No Carbon na JBS.

A No Carbon tem sido um elemento-chave para a JBS na substituição de caminhões a diesel usados por prestadores de serviços logísticos da empresa, com modelos elétricos.

Esse tipo de iniciativa contribui para o aumento da eletrificação de frotas no Brasil. De acordo com a pesquisa “Liderando a jornada: acelerando o ROI por meio de insights de dados confiáveis”, da Geotab, a adoção de veículos elétricos no País cresceu 173% entre 2022 e 2023.

“Além de minimizar a emissão de CO₂, os caminhões elétricos da frota No Carbon representam uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel. É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, destaca Volpe.

Quanto à eficiência operacional, os caminhões elétricos oferecem melhor desempenho, com menor custo por quilômetro rodado. Eles aproveitam até 90% da energia disponível, enquanto veículos a diesel utilizam apenas 30%. Além disso, as manutenções preventivas e corretivas são mais baratas, já que os caminhões elétricos possuem menos componentes que necessitam de substituição, como filtros de ar, óleo e combustível. Com manutenções mais rápidas e menos frequentes, a frota se torna mais disponível e produtiva.

Os caminhões da No Carbon são capazes de carregar até 3 toneladas e contam com baús frigoríficos que mantêm os produtos nas temperaturas corretas, sem consumir a energia do próprio veículo.

A No Carbon gerencia todas as fases, desde a aquisição até a operação dos caminhões elétricos, e, com o auxílio de parceiros e ferramentas de telemetria e georreferenciamento, tem contribuído para otimizar a logística da JBS, resultando em ganhos de segurança e eficiência operacional. O uso desses caminhões também segue os princípios do GHG Protocol, que orienta a medição das emissões de CO2.

Imagem: Divulgação 

  • Categories: ESG, Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: BrasilCO2comérciocomportamentocrescimentoEconomiaempresasESGestratégiaexpansãofoodserviceinovaçãoinvestimentoJBSmercadomercado&consumonegóciosserviçosveículo elétrico

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile