Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Abrasel lança cartilha gratuita para ajudar empreendedores a se adequar à NR1

Nova norma cobra ações para prevenir riscos psicossociais no trabalho e exige adequações até maio

  • de Redação
  • 2 meses atrás
Abrasel lança cartilha gratuita para ajudar empreendedores a se adequar à NR1

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas sobre como os empreendedores podem implementar as novas exigências da Norma Regulamentadora 01 (NR1). As rotinas e ambientes de trabalho deverão se adequar para dar atenção especial aos riscos psicossociais — como estresse, sobrecarga emocional e conflitos interpessoais. O prazo oficial para que as empresas adotem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) vai até 25 de maio de 2025.

“A NR1 traz um avanço importante ao reconhecer que a saúde mental também faz parte das condições seguras de trabalho. Em um setor tão dinâmico e desafiador como o de bares e restaurantes, é fundamental olhar com atenção para o bem-estar das equipes. A cartilha da Abrasel foi desenvolvida justamente para apoiar os empresários nesse processo, com orientações práticas que respeitam a realidade do pequeno negócio e ajudam a transformar exigências legais em oportunidades de gestão”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

A cartilha da Abrasel sobre a NR1 destaca medidas que podem ser adotadas de maneira simples e progressiva, com foco na melhoria do clima organizacional, redução de conflitos e promoção do bem-estar das equipes. O conteúdo foi desenvolvido para dialogar com a realidade de diferentes negócios.

O que é a NR1?

A NR1, recentemente atualizada, trouxe modificações significativas que colocam em destaque a obrigatoriedade do cuidado com a saúde mental dos colaboradores. “Essas mudanças refletem um reconhecimento formal do impacto da saúde emocional no desempenho laboral, exigindo que empresas dos segmentos varejista e de supermercados implementem medidas efetivas de apoio psicológico aos funcionários, sob pena de penalidades e multas previstas na legislação trabalhista brasileira”, analisam as advogadas Valéria Toriyama e Ana Paula Caseiro Camargo, do Caseiro e Camargo Advocacia Estratégica, colunistas da Mercado&Consumo.

Elas explicam que a NR1 determina expressamente que as empresas deverão estabelecer políticas internas efetivas voltadas para a saúde mental dos trabalhadores, incorporando ações preventivas, programas de conscientização, intervenções psicológicas especializadas e acompanhamento contínuo dos colaboradores.

“Nesse sentido, os empregadores passam a ser obrigados a realizar avaliações periódicas para identificar riscos psicossociais, adotando medidas necessárias para mitigá-los ou eliminá-los. Além disso, as empresas precisam disponibilizar canais de escuta qualificada e acolhimento psicológico adequado, com profissionais devidamente capacitados para lidar com demandas emocionais dos trabalhadores.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselbares e restaurantesBrasilcartilhaEconomiaempresasestratégiaFood Servicefoodservicelegislaçãomercadomercado&consumonegóciosNR1saúde mental

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile