Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Abrasel lança cartilha gratuita para ajudar empreendedores a se adequar à NR1

Nova norma cobra ações para prevenir riscos psicossociais no trabalho e exige adequações até maio

  • de Redação
  • 3 meses atrás
Abrasel lança cartilha gratuita para ajudar empreendedores a se adequar à NR1

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas sobre como os empreendedores podem implementar as novas exigências da Norma Regulamentadora 01 (NR1). As rotinas e ambientes de trabalho deverão se adequar para dar atenção especial aos riscos psicossociais — como estresse, sobrecarga emocional e conflitos interpessoais. O prazo oficial para que as empresas adotem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) vai até 25 de maio de 2025.

“A NR1 traz um avanço importante ao reconhecer que a saúde mental também faz parte das condições seguras de trabalho. Em um setor tão dinâmico e desafiador como o de bares e restaurantes, é fundamental olhar com atenção para o bem-estar das equipes. A cartilha da Abrasel foi desenvolvida justamente para apoiar os empresários nesse processo, com orientações práticas que respeitam a realidade do pequeno negócio e ajudam a transformar exigências legais em oportunidades de gestão”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

A cartilha da Abrasel sobre a NR1 destaca medidas que podem ser adotadas de maneira simples e progressiva, com foco na melhoria do clima organizacional, redução de conflitos e promoção do bem-estar das equipes. O conteúdo foi desenvolvido para dialogar com a realidade de diferentes negócios.

O que é a NR1?

A NR1, recentemente atualizada, trouxe modificações significativas que colocam em destaque a obrigatoriedade do cuidado com a saúde mental dos colaboradores. “Essas mudanças refletem um reconhecimento formal do impacto da saúde emocional no desempenho laboral, exigindo que empresas dos segmentos varejista e de supermercados implementem medidas efetivas de apoio psicológico aos funcionários, sob pena de penalidades e multas previstas na legislação trabalhista brasileira”, analisam as advogadas Valéria Toriyama e Ana Paula Caseiro Camargo, do Caseiro e Camargo Advocacia Estratégica, colunistas da Mercado&Consumo.

Elas explicam que a NR1 determina expressamente que as empresas deverão estabelecer políticas internas efetivas voltadas para a saúde mental dos trabalhadores, incorporando ações preventivas, programas de conscientização, intervenções psicológicas especializadas e acompanhamento contínuo dos colaboradores.

“Nesse sentido, os empregadores passam a ser obrigados a realizar avaliações periódicas para identificar riscos psicossociais, adotando medidas necessárias para mitigá-los ou eliminá-los. Além disso, as empresas precisam disponibilizar canais de escuta qualificada e acolhimento psicológico adequado, com profissionais devidamente capacitados para lidar com demandas emocionais dos trabalhadores.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselbares e restaurantesBrasilcartilhaEconomiaempresasestratégiaFood Servicefoodservicelegislaçãomercadomercado&consumonegóciosNR1saúde mental

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile