Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

B25 lança plataforma de educação financeira no metaverso para estudantes na Bett Brasil

O Dimverso, que utiliza Inteligência Artificial e gamificação, foi desenvolvido em parceria com a Benkyou

  • de Isis Brum
  • 1 ano atrás

A B25 leva o metaverso para a Bett Brasil, a feira de inovação e tecnologia para educação na América Latina, que começa nesta terça, 23, no Expo Center Norte, em São Paulo. O projeto, desenvolvido em parceria com a Benkyou, plataforma de tecnologia, comunicação e internet, ensina finanças para crianças e adolescentes no universo virtual.

O Dimverso, como a plataforma foi batizada, utiliza tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial (IA) e gamificação em linguagem natural. O conteúdo foi elaborado em parceria com diretores de instituições financeiras certificados por órgãos do mercado e pedagogos para atender às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Há temas transversais, como Matemática e Ciências Humanas, entre outros códigos presentes na Base, e valoriza a diversidade étnica, levando o ESG para a arquitetura do produto.

Segundo Eduardo de Rezende, fundador e CEO da B25 Consultoria, o Dimverso é um simulador da vida real, que permite às crianças lidarem de forma lúdica e simples com conceitos como finanças pessoais, investimentos e finanças de pessoas jurídicas.

A plataforma atende crianças a partir dos anos iniciais do ensino fundamental até os adolescentes do ensino médio. Para os pequenos, as histórias são narradas e as dinâmicas são mais divertidas, como o “bolodix”, elemento do Dimverso, que explode ouro ao ficar ficar cheio, utilizado para explicar o significado de poupar dinheiro.

Os mais velhos aprendem a fazer aplicações financeiras, precificar o pró-labore, investir na bolsa de valores, dirigir uma startup e até assumir a presidência do Banco Central.

O método prevê treinamento e certificação para os professores que levarem a plataforma para dentro de suas escolas. Os docentes serão facilitadores do processo de aprendizagem e poderão gerar relatórios de desempenho e assimilação dos conceitos por meio da IA.

“A criança vai entendendo, de forma lúdica, como poupar, fazer um budget, orçamento até se tornar empreendedora, e aprende a usar o dinheiro para o seu futuro, evitando o endividamento. Também trabalha o socioemocional no empreendedorismo”, explica o executivo. “Nosso NPS, um indicador de satisfação, é de 99% entre os professores e 98% entre os alunos”, complementa.

Cada fase do metafinanças levou dois anos para ficar pronta devido à complexidade do projeto. De acordo com Rezende, foram inseridos 500 conceitos conceitos financeiros no sistema. Quando o projeto cresceu para o novo ensino médio, foram inseridos mais 350.

A implementação é bastante simples, baseada na licença de usuário por aluno, e funciona em qualquer dispositivo eletrônico, como notebooks, tablets e celulares.

Embora com características diferentes, há uma opção de compra no varejo para pais que se interessem em levar a plataforma de educação financeira para casa.

Robô interativo

Durante a feira de educação, a B25 irá apresentar mais uma novidade. Um robô, criado com Inteligência Artificial, com capacidade de interação com o público.

Uma garota indiana simulará negociações em dólar, falando português, inglês ou espanhol. O usuário do sistema pode escolher a língua a ser utilizada na interação com a IA e poderá simular investimentos no metaverso.

De acordo com Eduardo de Rezende, hoje, cerca de 27 mil pessoas utilizam as soluções educacionais da B25 e a expectativa é de que a empresa fature meio milhão este ano. Além de escolas e da parceria com o Banco Central, a companhia está sendo procurada pela iniciativa privada, interessada no formato do ensino gamificado voltado para o setor financeiro.

“A Benkyou contribuiu com o seu conhecimento na construção dos ambientes imersivos, e nos sentimos felizes pela parceria neste projeto de grande importância para levar os conhecimentos de educação financeira, contribuindo para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos”, destaca Patrícia Bordignon Rodrigues, CEO da Benkyou.

Bett Brasil

O evento de educação e tecnologia para a América Latina promove o encontro entre líderes e gestores de instituições de ensino privado e público da educação básica de todo o País para debater desafios, tendências e caminhos do segmento. Neste espaço, são promovidos lançamentos, negócios, ideias e soluções para gestão educacional.

A Bett Brasil acontece no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista, entre os dias 23 e 26 abril. A B25 terá o seu stand montado no pavilhão azul, em frente às salas vips, no endereço M53.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Finanças, Inovação, Notícias
  • Tags: BenkyouBett BrasilBolsa de ValoresconceitosDimversoEconomiaeducação finaceiraempresafinançasfintechgamificaçãoimposto de rendainovaçãolançamentometafinançasmetaversonegóciosPJpoupançaProdutostartuptecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile