Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Após perdas na pandemia, Fogo de Chão planeja retomada

A companhia tem oito unidades no Brasil e deve terminar o ano com nove lojas

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Fogo de Chão

A Fogo de Chão passou por momentos difíceis na pandemia de covid-19, assim como todo o mercado de bares e restaurantes. Depois de rever a operação no País, onde atua apenas com lojas próprias, a empresa prepara agora a retomada. A companhia tem oito unidades no Brasil e deve terminar o ano com nove lojas. Para 2025, será inaugurada a 10.ª unidade.

“Primariamente, o foco da expansão será em São Paulo e Rio. Depois, será nas principais capitais do País, como Belo Horizonte e Curitiba”, diz Paulo Antunes, presidente da Fogo de Chão no Brasil. A meta é abrir de um a dois restaurantes por ano.

Antunes conta que a empresa usou o período de pandemia para planejar reformas em lojas e a abertura de novos restaurantes. Foram feitas melhorias nas unidades da Vila Olímpia e do Shopping Center Norte, enquanto as do Morumbi Shopping e do Barra Shopping (no Rio) receberam novas lojas.

Apesar de ser voltado à cultura do churrasco gaúcho, a Fogo de Chão também oferece opções para vegetarianos e veganos. Quem come carne pode escolher entre diferentes planos de rodízio com cortes de carne específicos ou toda a variedade servida no restaurante. Há ainda opção de hambúrguer de picanha. A proposta é oferecer rodízios com preços que começam em cerca de R$ 100 por pessoa.

A reinauguração da Fogo de Chão no Shopping Center Norte, na zona norte da capital, realizada no segundo semestre de 2023, é uma aposta no potencial da unidade para utilização em eventos corporativos e no fluxo de pessoas que vão aos eventos realizados no complexo Expo Center Norte.

O shopping Center Norte passou por reforma no fim do ano passado, ao custo de R$ 100 milhões. O complexo ganhou novas lojas e vagas de estacionamento cobertas. Segundo Guilherme Marini, diretor executivo do Center Norte e Lar Center, é a maior expansão feita nos últimos 15 anos no shopping, que foi inaugurado em 1984. “São cerca de 30 novas lojas, e trouxemos marcas consagradas e inéditas na região, como Farm, Diesel, Sephora e Zara.”

Controladora

A Fogo de Chão foi fundada em 1979 pelos brasileiros Arri e Jair Coser. A primeira unidade foi inaugurada em Porto Alegre (RS). A expansão internacional do negócio começou em 1997, no Texas, Estados Unidos. Hoje, o país concentra mais de 50 restaurantes da marca, seguindo o modelo de franquias.

O fundo de investimento brasileiro GP Investments comprou uma parcela do negócio em 2006. Em 2012, fechou acordo de US$ 400 milhões para a venda da participação para o fundo americano Thomas H. Lee Partners, que assumiu o comando do negócio.

A empresa chegou a abrir o capital na Nasdaq, em 2015, fechado três anos depois, quando foi comprada por US$ 560 milhões pela firma de investimentos Rhône Group – que tem mais de US$ 11 bilhões de ativos sob gestão. A empresa foi, então, comprada pelo fundo de private equity americano Bain Capital, em agosto do ano passado.

Recuperação

O setor de bares e restaurantes no Brasil ainda tenta se recuperar da pandemia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o endividamento é um problema de 40% das empresas do ramo. Em dezembro de 2023, 18% do setor reportou prejuízo à associação, o menor porcentual desde outubro de 2022. Com a melhoria do ambiente de negócios, propiciado pela queda dos juros, outras redes de restaurantes também estão iniciando retomada da expansão pelo País, com a abertura de novas unidades, como é o caso do Madero.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãoArri e Jair CoserBrasilchurrascariachurrasco gaúchochurrascriaclienteconsumidorconsumidoresconsumoCOVID-19criseEconomiaempresasFaturamentoFogo de ChãofoodserviceGP InvestmentslojasRecuperaçãorestaurantesShopping Center Norteveganovegertairano

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile