Programa de fidelidade para serviços financeiros tem potencial, mas falha na divulgação

[the_ad id="169690"]

Os programas de fidelidade oferecidos por prestadores de serviços financeiros móveis (MFS, na sigla em inglês) ainda não alavancaram – em parte porque os clientes não conhecem os planos.

[the_ad id="138406"]

Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa divulgada na terça-feira (21) pela Amdocs, fornecedora de soluções de experiência ao cliente, com usuários de MFS (com ou sem bancos) em todo o mundo. Foram entrevistados 1,8 mil consumidores, 42 prestadoras de serviços em nove países – Estados Unidos, Cingapura, Rússia, Brasil, Indonésia, México, Filipinas, Bangladesh e Vietnã. A pesquisa foi conduzida pela consultoria Ovum.

De acordo com o estudo, existe uma diferença significativa entre o que os clientes querem e o que é oferecido. Isso é especialmente verdadeiro para usuários que não utilizam bancos: 71% ainda não estão inscritos em nenhum programa de fidelidade. Os resultados também revelam uma falta de conhecimento dos tipos de programa de fidelidade que estão sendo oferecidos.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

“Os provedores de MFS que implementam programas de fidelidade para engajar e reter clientes estão melhor posicionados para aumentar o uso e adoção de seus serviços de carteiras virtuais móveis, impulsionando assim, o crescimento das receitas”, afirmou Eden Zoller, analista principal da Ovum. “No entanto, eles ainda devem entender e tentar resolver as lacunas que existem entre o que os clientes querem e o que as empresas estão oferecendo.”

Carteiras

A capacidade de gerenciar múltiplos cartões de fidelidade usando uma única carteira móvel é a característica mais importante – mas não recebe suporte das operadoras: a maioria dos entrevistados considera muito importante (65%) ou importante (33%) ser capaz de gerenciar cartões de fidelidade através de uma única carteira. No entanto, apenas 25% dos prestadores de serviços oferecem esse recurso, segundo o levantamento.

A possibilidade de compartilhar pontos de fidelidade com amigos e familiares também se mostrou relevante para os consumidores. Enquanto 54% classificaram este recurso como muito importante e 40% como importante, nenhuma das operadoras que foram entrevistadas oferecem o serviço.

Já separar os planos por níveis de hierarquia aumenta o uso das eWallets, mas apenas metade das operadoras oferece segmentação. Desses, todos disseram que a perspectiva de ganhar pontos de nível mais alto incentiva os clientes a usar mais os seus serviços. Os usuários, entretanto, ainda não têm conhecimento desses programas e 19% afirmam que não sabem se seu programa de fidelidade estava em camadas.

Trocas

O estudo mostrou também que os usuários gostam de acumular pontos de fidelidade para comprar produtos e serviços ou receber descontos em dinheiro, dinheiro de volta em compras ou vouchers para compras livres. Embora haja uma preferência por dinheiro de volta (42%), esse tipo de recompensa não estava disponível para aproximadamente 80% dos entrevistados. O mesmo vale para vouchers, quando 30% gostariam de receber tais recompensas, mas a opção só foi oferecida a apenas 24% dos entrevistados.

Quatro em cada dez entrevistados brasileiros também demonstraram interesse por descontos que podem ser usados para comprar produtos e serviços, mas apenas 34% deles tinha a possibilidade de resgatar essa recompensa. Além disso, 35% dos entrevistados preferem uma conversão flexível de benefícios, transformando seus pontos em milhas aéreas, dinheiro e até descontos, mas essa opção só é oferecida para 29% dos entrevistados.

Desconhecido

Os programas de fidelidade ligados a MFS representam um mercado altamente inexplorado: 44% dos entrevistados não eram membros de um programa de fidelidade ligado a um serviço financeiro móvel. Dos entrevistados que não utilizam serviços bancários, que se beneficiarão mais dos programas de fidelidade ligados a MFS, apenas 29% disseram que estavam registrados em um.

“O setor financeiro móvel está procurando maneiras de acelerar o uso e impulsionar o crescimento, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência consistente e simplificada”, disse Patrick McGrory, presidente da divisão de Emerging Offerings da Amdocs.

Fonte: Ecommerce Brasil

Sair da versão mobile