Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Amazon inaugura supermercado sem caixas registradoras

  • de Redação
  • 7 anos atrás

A Amazon acaba de inaugurar em Seattle, nos Estados Unidos, o supermercado “Amazon Go”, que não tem caixas registradoras, nem filas. Para fazer as compras na loja, o cliente deve baixar o aplicativo Amazon Go, scanear um código e ativá-lo em um sensor de códigos de barra, em uma catraca fechada. O pagamento acontece por meio de cartão de crédito, logo após o consumidor sair da loja, como se tivesse feito uma compra online no site da rede. Mas a cobrança só acontece se o cliente de fato sair da loja com algum item. Se o produto é devolvido, ele é removido do carrinho virtual.

Esta inauguração acontece após um ano da abertura da loja para testes, em dezembro de 2016, quando funcionava apenas para funcionários da companhia. A unidade de 167 metros quadrados está localizada em um prédio de escritórios da Amazon. Por dentro, o local se parece com qualquer outro supermercado, com prateleiras recheadas de alimentos, mas o experimento pode significar uma enorme mudança para o varejo.

A fim de controlar o que os clientes retiram das prateleiras e o que registram, há um sistema de câmeras de segurança e sensores. O aplicativo armazena os dados em um “carrinho virtual” e o sistema consegue detectar, por exemplo, os produtos que os clientes mais compram e os salva como “favoritos”.

Houve um atraso na abertura da loja para o público. A previsão era que ela abrisse no início de 2017. Mas alguns problemas com a tecnologia impediram que isso acontecesse. Havia falhas na identificação correta de clientes com tipos físicos similares. Além disso, quando crianças iam à loja durante os testes, elas tiravam os itens e os colocavam em locais incorretos, atrapalhando o sistema.

De acordo com a empresa, o objetivo é fazer com que os consumidores evitem longas filas em caixas de supermercados, o que afasta clientes.

A Amazon adquiriu recentemente a rede de supermercados de alto padrão Whole Foods Market, por US$ 13,7 bilhões. A gigante afirma que não há planos para levar a tecnologia para as mais complexas lojas do Whole Foods e não confirma se novas unidades do Amazon Go serão abertas.

Informações retiradas da Reuters e Agência Italiana de Notícias

* Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias, Supermercados

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile