Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Amazon inaugura supermercado sem caixas registradoras

  • de Redação
  • 8 anos atrás

A Amazon acaba de inaugurar em Seattle, nos Estados Unidos, o supermercado “Amazon Go”, que não tem caixas registradoras, nem filas. Para fazer as compras na loja, o cliente deve baixar o aplicativo Amazon Go, scanear um código e ativá-lo em um sensor de códigos de barra, em uma catraca fechada. O pagamento acontece por meio de cartão de crédito, logo após o consumidor sair da loja, como se tivesse feito uma compra online no site da rede. Mas a cobrança só acontece se o cliente de fato sair da loja com algum item. Se o produto é devolvido, ele é removido do carrinho virtual.

Esta inauguração acontece após um ano da abertura da loja para testes, em dezembro de 2016, quando funcionava apenas para funcionários da companhia. A unidade de 167 metros quadrados está localizada em um prédio de escritórios da Amazon. Por dentro, o local se parece com qualquer outro supermercado, com prateleiras recheadas de alimentos, mas o experimento pode significar uma enorme mudança para o varejo.

A fim de controlar o que os clientes retiram das prateleiras e o que registram, há um sistema de câmeras de segurança e sensores. O aplicativo armazena os dados em um “carrinho virtual” e o sistema consegue detectar, por exemplo, os produtos que os clientes mais compram e os salva como “favoritos”.

Houve um atraso na abertura da loja para o público. A previsão era que ela abrisse no início de 2017. Mas alguns problemas com a tecnologia impediram que isso acontecesse. Havia falhas na identificação correta de clientes com tipos físicos similares. Além disso, quando crianças iam à loja durante os testes, elas tiravam os itens e os colocavam em locais incorretos, atrapalhando o sistema.

De acordo com a empresa, o objetivo é fazer com que os consumidores evitem longas filas em caixas de supermercados, o que afasta clientes.

A Amazon adquiriu recentemente a rede de supermercados de alto padrão Whole Foods Market, por US$ 13,7 bilhões. A gigante afirma que não há planos para levar a tecnologia para as mais complexas lojas do Whole Foods e não confirma se novas unidades do Amazon Go serão abertas.

Informações retiradas da Reuters e Agência Italiana de Notícias

* Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias, Supermercados

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile