Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Johnnie Walker cria iniciativa contra assédio em bares e restaurantes

Movimento por bares livres de assédio a mulheres treinará 4 mil estabelecimentos no próximo ano

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Johnnie Walker

A marca de uísque Johnnie Walker, da Diageo, e a startup Livre de Assédio, criada por Ana Addobbati, acabam de lançar o Movimento Bares Livres de Assédio. O objetivo é treinar 4 mil bares em um ano com conteúdos que promovam o combate ao assédio, criando espaços mais seguros para o público feminino trabalhar e consumir.

A iniciativa foi criada com base em dados coletados num estudo feito no começo deste ano pela Johnnie Walker e a startup Women Friendly. A ideia da pesquisa, feita com mais de 2 mil mulheres brasileiras maiores de 18 anos, foi entender a segurança desse público quando frequenta bares e restaurantes. O levantamento indicou que 66% das mulheres disseram já terem sido assediadas em momentos de lazer em bares e restaurantes e, entre as funcionárias desses estabelecimentos, 78% já foram assediadas durante o período de trabalho.

“Na Diageo, acreditamos que uma cultura mais inclusiva e diversificada contribui para um mundo melhor. Por isso defenderemos a diversidade e inclusão em todos os nossos negócios, com os nossos parceiros e comunidades, para celebrar a diversidade e ajudar a moldar uma sociedade mais tolerante”, afirma Paula Lindenberg, presidente da Diageo no Brasil.

Medo do assédio

A pesquisa trouxe vários dados que merecem atenção. Mais da metade das mulheres entrevistadas (53%) já deixou de ir a um bar ou balada por medo de assédio. Apenas 8% frequentam regularmente esses ambientes sozinhas. Treze por cento delas nunca se sentem seguras em bares e restaurantes. A sensação de segurança só aumenta quando estão em grupos de amigos e amigas (41% dizem se sentir seguras assim).

Entre as mulheres que vivenciaram situações de assédio nesses locais, 40% relatam que já foram seguradas pelo corpo (braço, cabelo, etc.) por não terem dado atenção.

Sobre o assédio vivido, 63% afirmam terem sentido raiva e 49% impotência diante da circunstância. Segundo as entrevistadas, 93% das agressões foram feitas por clientes dos estabelecimentos. A absoluta maioria não denunciou as agressões (89%); dentre elas, 35% não o fizeram porque nem pensaram em denunciar o assédio, 24% por não saberem como, 18% por terem sentido medo e 17% por terem sentido vergonha.

Imagem: Divulgação 

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Gestão, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesconscientizaçãoconsumidorconsumidoresDiageodigitalESGexperiênciainvestimentoJohnnie WalkermarcasMovimento Bares Livres de Assédioonlineserviçosstartup Women Friendly

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile