Elon Musk anuncia que Tesla usará robôs humanoides a partir do ano que vem

OpenAI também quer investir neste segmento

Elon Musk anuncia que Tesla usará robôs humanoides a partir do ano que vem
[the_ad id="169690"]

Elon Musk anunciou nesta segunda-feira, 22, em uma postagem em sua rede social X (antigo Twitter) que a Tesla usará robôs humanoides para funções internas a partir de 2025. Na postagem, o CEO da companhia disse que a ideia é produzir poucos modelos humanoides em 2025, somente para a Tesla, e a partir de 2026 produzi-los para serem fornecidos a outras empresas.

[the_ad id="138406"]

OpenAI também quer investir neste segmento

A OpenAI, fabricante de ChatGPT, está procurando fundir seus sistemas de inteligência artificial (IA) nos corpos de robôs humanóides como parte de um novo acordo com a startup de robótica Figure.

A Figure, sediada em Sunnyvale, Califórnia, anunciou a parceria no final de fevereiro, juntamente com US$ 675 milhões em financiamento de capital de risco de um grupo que inclui o fundador da Amazon, Jeff Bezos, bem como a Microsoft, a fabricante de chips Nvidia e as divisões de financiamento de startups de Amazon, Intel e OpenAI.

[the_ad_group id="11688"]

A Figure tem menos de dois anos de existência e não possui um produto comercial, mas está persuadindo influentes apoiadores do setor de tecnologia a apoiar sua visão de enviar bilhões de robôs semelhantes aos humanos para os locais de trabalho e residências do mundo.

“Se conseguirmos que os humanoides façam o trabalho que os humanos não estão querendo fazer porque há um déficit de humanos, poderemos vender milhões de humanoides, talvez bilhões”, disse o CEO da Figure, Brett Adcock, à Associated Press no ano passado.

Para a OpenAI, que se dedicou à pesquisa de robótica antes de se concentrar nos modelos de linguagem grande de IA que alimentam o ChatGPT, a parceria “abrirá novas possibilidades de como os robôs podem ajudar na vida cotidiana”, disse Peter Welinder, vice-presidente de produtos e parcerias da empresa de São Francisco, em um comunicado.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile