Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Robô “trabalha” como assistente de compras no Supermarket Barra Blue do Rio de Janeiro

Natural de Curitiba, o equipamento foi desenvolvido para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Robô "trabalha" como assistente de compras no Supermarket Blue do Rio de Janeiro

O Supermarket Barra Blue, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, “contratou” um robô como auxiliar de compras. Robios, como o equipamento é chamado, foi projetado para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada e realizar atendimentos aos consumidores, auxiliando, assim, na jornada de compra de lojas e supermercados.

O nome completo do novo “funcionário” é Robios Go. De nacionalidade brasileira, Robios é natural de Curitiba, capital do Paraná, onde foi fabricado pela Human Robotics, empresa responsável pelo primeiro robô brasileiro de autoatendimento e telepresença.

A tecnologia incorpora um “rosto” com expressões programadas, como piscar e sorrir, para gerar empatia e conquistar o público.

Segundo Olivier Smadja, fundador e CEO da Human Robotics, o Robios Go auxilia os consumidores em sua jornada de compra, tornando sua experiência no estabelecimento inesquecível.

Além disso, quando o assunto é marketing, o robô desperta a curiosidade e direciona os consumidores para ofertas e produtos, atraindo a atenção para marcas anunciadoras. O Robios também pode realizar pesquisas e abastecer o Sistema de Gestão e Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês).

“Com uma abordagem amigável, os robôs estabelecem diálogos facilitadores, tornando o atendimento eficiente. As perguntas e respostas são geradas utilizando a inteligência artificial (IA)”, conta Smadja.

Curiosidade e engajamento orgânico

O uso de tecnologia interativa no varejo atrai a curiosidade de clientes e gera engajamento orgânico. Prova disso é o vídeo do Robios que viralizou no TikTok nessa semana.

Um cliente gravou como foi recebido no supermercado usando o próprio celular. No vídeo, o robô o conduz até o produto que ele queria comprar. Em quatro dias, o vídeo foi visto por mais de 3,9 milhões de pessoas, registrando 417 mil curtidas.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Divulgação

 

  • Categories: Inovação, Notícias, Supermercados
  • Tags: clienteClientesconsumidorconsumidoresEngajamentoexperiênciaIAinovaçãoInteligência Artificialjornadamercadomercado&consumoRioRio de JaneirorobôSupermarketsupermercadotechtecnologiavarejistavarejovarejo alimentar

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile