Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Carnaval de 2024 supera expectativas e se torna um dos melhores para bares e restaurantes

De acordo com o levantamento da Abrasel, as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa contribuíram para esse resultado

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Carnaval de 2024 supera expectativas e se torna um dos melhores para bares e restaurantes

O Carnaval deste ano superou as expectativas, tornando-se um dos melhores da história para o setor de bares e restaurantes. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nas capitais Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o faturamento do segmento foi 15% superior às comemorações em 2023. Contribuíram para esse resultado as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa.

Em outras capitais do Nordeste, como Natal, no Rio Grande do Norte, e São Luís, no Maranhão, o setor registrou um aumento de 20% no faturamento neste Carnaval em relação ao do ano passado. Em Maceió, capital de Alagoas, os estabelecimentos registraram um aumento de 13%. Os empreendedores observaram que o feriado foi considerado “muito bom” ou “bom” para os negócios, com um aumento de 56%.

“A organização e o planejamento dos eventos, tanto por parte dos governos estaduais quanto municipais, e o investimento em segurança, foram primordiais para atrair os foliões para as ruas, movimentando ainda mais o nosso setor. Essas ações fazem a diferença porque estimulam as pessoas a circularem e, consequentemente, consumirem mais nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

A capital pernambucana, Recife, viu seu faturamento crescer ainda mais, registrando um aumento de 30%. Além disso, em algumas áreas específicas da Região Metropolitana de Recife, a alta chegou a 50%, refletindo uma movimentação intensa em determinadas localidades da região.

Mesmo nas regiões onde não há festas tradicionais de Carnaval e que normalmente se tornam refúgio para quem quer fugir da folia, registrou-se um cenário positivo para muitos estabelecimentos. Alguns bares e restaurantes da capital paranaense chegaram a registrar alta de até 20% na movimentação; já em Porto Alegre (RS), alguns estabelecimentos chegaram a registrar aumento de até 10% no faturamento.

Queda no faturamento

Entretanto, na capital cearense, Fortaleza, houve uma queda de 30% no faturamento devido às fortes chuvas que afetaram a cidade durante o Carnaval. Fora da rota carnavalesca, a maioria dos estabelecimentos em Florianópolis, Santa Catarina, também registrou um faturamento menor em comparação com o mesmo período em 2023.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Agência Brasil (Tânia Rêgo)

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobaresBrasilcarnavalcomérciocomportamentoEconomiaempresasFaturamentofoodserviceindústriamercadomercado&consumonegóciosprodutosrestaurantesserviços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile