Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Carnaval de 2024 supera expectativas e se torna um dos melhores para bares e restaurantes

De acordo com o levantamento da Abrasel, as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa contribuíram para esse resultado

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Carnaval de 2024 supera expectativas e se torna um dos melhores para bares e restaurantes

O Carnaval deste ano superou as expectativas, tornando-se um dos melhores da história para o setor de bares e restaurantes. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nas capitais Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o faturamento do segmento foi 15% superior às comemorações em 2023. Contribuíram para esse resultado as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa.

Em outras capitais do Nordeste, como Natal, no Rio Grande do Norte, e São Luís, no Maranhão, o setor registrou um aumento de 20% no faturamento neste Carnaval em relação ao do ano passado. Em Maceió, capital de Alagoas, os estabelecimentos registraram um aumento de 13%. Os empreendedores observaram que o feriado foi considerado “muito bom” ou “bom” para os negócios, com um aumento de 56%.

“A organização e o planejamento dos eventos, tanto por parte dos governos estaduais quanto municipais, e o investimento em segurança, foram primordiais para atrair os foliões para as ruas, movimentando ainda mais o nosso setor. Essas ações fazem a diferença porque estimulam as pessoas a circularem e, consequentemente, consumirem mais nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

A capital pernambucana, Recife, viu seu faturamento crescer ainda mais, registrando um aumento de 30%. Além disso, em algumas áreas específicas da Região Metropolitana de Recife, a alta chegou a 50%, refletindo uma movimentação intensa em determinadas localidades da região.

Mesmo nas regiões onde não há festas tradicionais de Carnaval e que normalmente se tornam refúgio para quem quer fugir da folia, registrou-se um cenário positivo para muitos estabelecimentos. Alguns bares e restaurantes da capital paranaense chegaram a registrar alta de até 20% na movimentação; já em Porto Alegre (RS), alguns estabelecimentos chegaram a registrar aumento de até 10% no faturamento.

Queda no faturamento

Entretanto, na capital cearense, Fortaleza, houve uma queda de 30% no faturamento devido às fortes chuvas que afetaram a cidade durante o Carnaval. Fora da rota carnavalesca, a maioria dos estabelecimentos em Florianópolis, Santa Catarina, também registrou um faturamento menor em comparação com o mesmo período em 2023.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Agência Brasil (Tânia Rêgo)

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobaresBrasilcarnavalcomérciocomportamentoEconomiaempresasFaturamentofoodserviceindústriamercadomercado&consumonegóciosprodutosrestaurantesserviços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile