Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Demissões na área de tecnologia já chegam a 64% do volume total do ano passado

A onda de dispensa está relacionada à rápida expansão das empresas durante a pandemia de Covid-19

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Demissões na área de tecnologia já chegam a 64% do volume total do ano passado

Desde o começo do ano, o setor de tecnologia vem demitindo em massa trabalhadores no mundo todo. O número de demissões já corresponde a 64% do total de funcionários dispensados em 2022, de acordo com o relatório do portal de rastreamento demissões em massa, Layoffs.fyi. Foram contabilizadas até o momento 103.767 dispensas.

A Amazon, Meta e Salesforce lideraram a lista de empresas com um maior número de demissões. Ainda há empresas como Microsoft, Google, Tesla e Nvidia. O Twitter despediu no ano passado 50% dos funcionários.

No Brasil, dispensas estão também ocorrendo, sem mencionar os brasileiros que trabalhavam remotamente para empresas estrangeiras. Em janeiro, a brasileira PagBank PagSeguro demitiu 7% do quadro de empregados.

Num primeiro momento, pode parecer estranho uma onda de demissões no setor de tecnologia. Antes se previa um aumento no número de contratações. No meio do ano, a Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) chegou a enviar um manifesto aos então candidatos à Presidência da República avisando que havia uma demanda extraordinária por profissionais qualificados na área de tecnologia da informação.

A onda de demissões está relacionada à rápida expansão das empresas durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia), o Brasil antecipou em 1 a 4 anos o processo de Transformação Digital do durante a pandemia.

Profissionais de TI precisam se readequar ao mercado

Hoje, o profissional da tecnologia tem que usar o marketing a seu favor para se reposicionar no mercado, seja ao empreender ou buscar outras alternativas de renda. Uma forma de se fazer isso é utilizar o Personal Branding. “Muitas vezes um profissional tem diversas qualidades que o mercado precisa, mas que não sabe de que forma mostrar. Eventualmente, ele nem reconhece certas habilidades/qualidades em si próprio”, explica André Streppel, CEO da WK JobHub e profissional que atua na área de RH para Tecnologia há mais de 15 anos. “A marca pessoal é frequentemente associada à necessidade de se reinventar, criar um emprego, mudar algo na profissão”, aponta Daniela Viek, especialista em Personal Branding, com 19 anos de carreira, e tem sólida atuação internacional na área.

Daniela explica que o trabalho de gerenciamento da marca pessoal se chama Personal Branding (PB), metodologia que tem auxiliado profissionais de diversos segmentos pelo mundo a se posicionarem adequadamente (dentro e fora de suas organizações) objetivando mais resultados para suas carreiras e para os negócios das empresas em que trabalham.

“O profissional que passa pelo processo de PB, aprende muito sobre si, enxerga o que ele tem a agregar ao mercado de forma mais estratégica e desenvolve competências para oferecer ao mercado destacando as qualidades que ele possui e seus diferenciais”, explica Streppel. O CEO destaca que com o PB, o profissional tem maior capacidade de trazer para a empresa seus conhecimentos e habilidades que podem agregar muito valor ao negócio. “O PB gera mais visibilidade para o profissional e como aquela máxima diz ‘quem não é visto, não é lembrado’. Então as possibilidades aumentam muito para quem dá atenção à sua marca pessoal”.

Na análise da Daniela, enquanto não conseguirem realocação no mercado, esses profissionais podem atuar como freelancers ou mesmo começar a empreender (muitas vezes o ambiente digital pode ser um grande ponto de partida). “De acordo com a NASDAQ, até 2030, 43% da força de trabalho será freelancer”, aponta “O indivíduo repensar a si mesmo e como se colocar nesse contexto sem precedentes”.

Daniela ainda complementa que o Personal Branding é uma competência que todo e qualquer profissional precisa desenvolver e terá vantagens para toda a sua vida profissional, não apenas em momentos de sua carreira. Por exemplo, quando está procurando um emprego, quando deseja ser promovido, abriu o seu negócio ou está realizando uma transição de carreira, ou mesmo, de cultura, buscando oportunidades em outros países.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilCom foto (única)comportamentoconsumidorconsumidoresEconomiaestratégiaITmercadoNotícias geraistecnologiaTI

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile