BR-381/MG terá R$ 10 bilhões em investimentos após concessão federal

Rodovia contará com duplicação de 106 km, pedágio gratuito no primeiro ano e melhorias estruturais

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O governo federal formalizou nesta quarta-feira, 22, a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o contrato no Palácio do Planalto, em Brasília.

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A rodovia será administrada pela Concessionária Nova 381, do grupo 4UM Investimentos, com previsão de investimento de R$ 10 bilhões em 30 anos de concessão, já considerando aportes amortizados no longo prazo (Capex) e despesas operacionais (Opex).

O trecho tem extensão total de 303,4 km e abrange 21 cidades mineiras. A concessionária vai oferecer um pedágio gratuito no primeiro ano, seguido de desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. A classificação de “usuários frequentes” considera quem percorre os trechos da rodovia diversas vezes por mês. Há um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.

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Serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.

O projeto de readequação também prevê 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

O governo fala em previsão de 4 milhões de pessoas beneficiadas e criação de 83,5 mil empregos diretos e indiretos. O Planalto, em nota, menciona ainda que a rodovia é um importante “corredor logístico” para o escoamento de produtos industriais, passando pelo chamado Vale do Aço, no interior de Minas Gerais.

A BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, é popularmente conhecida como a “rodovia da morte”.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes ao longo do trecho. Baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização são alguns dos problemas registrados.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que o governo federal trabalha com a meta de realizar 15 novas concessões para o setor de rodovias em 2025. Segundo ele, seria recorde para o intervalo de um ano. O ministro também ressaltou que conta com o “apoio” do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Corte faz avaliação da viabilidade econômica dos contratos. O governo realizou na manhã desta quarta-feira a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. O trecho tem extensão total de 303,4 km e abrange 21 cidades mineiras.

Serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades.

Ministro dos Transportes critica ausência de Zema na cerimônia de assinatura da concessão 

Renan Filho também criticou a ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na cerimônia no Palácio do Planalto para assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. Para o ministro, as cobranças feitas por Zema ao governo federal parecem ser feitas com fins políticos e “não pela obra”.

“É uma pena o governador de Minas Gerais não estar presente em solenidade sobre BR-381”, disse o ministro. “A cobrança do governador de Minas parece mais política que pela obra, isso apequena. Não se pode priorizar política pelo interesse do cidadão”, acrescentou.

Renan Filho também declarou que o governo tem a meta de realizar 44 leilões rodoviários no atual mandato de Lula, “contra seis da gestão anterior”.

O número já considera os anos de 2023 e 2024. Ele reforçou ainda que o leilão da BR-040 do Rio a Juiz de Fora será feito em 30 de abril.

Com informações de Estadão Conteúdo (Renan Monteiro e Caio Spechoto).
Imagem: José Cruz/Agência Brasil

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