Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Foodservice cresce 20%, mas crise global e inflação acendem alerta para 2023

Levantamento do IFB aponta que a crise global, aliada à inflação, pode desacelerar o mercado

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Negócios de alimentação extraordinários foodservice alimentação fora do lar

Os gastos com alimentação fora do lar cresceram de 20% no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 55,7 bilhões. Os dados são do estudo Crest, realizado pela Mosaiclab em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

O ticket médio, que é o valor gasto com cada refeição, teve um salto de 15%, atingindo os R$ 16,79 no período. O tráfego nos estabelecimentos cresceu 4%, totalizando 3,3 bilhões de visitas.

A pesquisa também fez a projeção para o foodservice no Brasil e nos principais mercados internacionais. Neste sentido, o estudo acende um alerta para a situação econômica global, que, aliada à alta da inflação, pode desacelerar o mercado.

A inflação em alta, o crescimento chinês em ritmo mais lento e o mercado de trabalho aquecido nos Estados Unidos pressionam as empresas mundo afora e chamam a atenção para os riscos de uma recessão mundial.

Com uma das maiores inflações do mundo, o Brasil enfrenta desafios principalmente relacionados ao tráfego, que ainda é 15% menor do que em 2019. Por outro lado, é um dos países que mais cresceram no serviço de delivery em 2022 e vem se ajustando na liderança do segmento.

“Os mercados cresceram de forma geral este ano. Nenhum país, porém, atingiu os patamares de tráfego do pré-pandemia, e o gasto aumenta, refletindo os efeitos da inflação. A confiança tem caído e o cenário econômico pode se tornar desafiador. Além disso, ocasiões, segmentos e canais se recuperam de maneira desigual, criando desafios adicionais para a evolução dos operadores”, explica Lucas Roberto, head de Marketing do IFB.

Foodservice pelo mundo

Em recente artigo publicado na Mercado&Consumo, Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab e responsável pela pesquisa Crest no Brasil, também destacou que, enquanto o Brasil assiste a uma recuperação consistente do foodservice, existem riscos reais de uma recessão global em 2023, com a inflação sendo a peça central no mundo desenvolvido.

“Nos Estados Unidos, Europa, Coréia do Sul, Japão e Austrália, a inflação segue em níveis elevados, demandando medidas de caráter recessivo para controlar a alta dos preços, criando um cenário desafiador para o foodservice, que depende diretamente de renda disponível e do consumo para crescer. China, por sua vez, tem sido prejudicada por conta da sua política de tolerância zero contra a covid-19, impactando a produção industrial e o consumo, ao que se soma a crise no setor imobiliário chinês. A desaceleração da segunda maior economia do mundo impactará não apenas os mercados emergentes, como também a demanda global, reforçando o cenário recessivo que se avizinha”, destacou Bueno.

O head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab complementou: “Se para o foodservice global já havia o desafio de recuperar os níveis de tráfego pré-pandemia, ele será potencializado por consumidores que estão com o orçamento doméstico cada vez mais apertado por conta do aumento generalizado dos preços, não apenas no foodservice, mas também no consumo básico e essencial do dia a dia.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentacao fora do laralimentosbares e restaurantesBrasilcomportamentoconsumidorconsumidorescrescimentocriseEconomiaempresasFood Servicefoodserviceinflaçãomercadomercado&consumonegóciospreços

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile