Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Foodservice cresce 20%, mas crise global e inflação acendem alerta para 2023

Levantamento do IFB aponta que a crise global, aliada à inflação, pode desacelerar o mercado

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Negócios de alimentação extraordinários foodservice alimentação fora do lar

Os gastos com alimentação fora do lar cresceram de 20% no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 55,7 bilhões. Os dados são do estudo Crest, realizado pela Mosaiclab em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

O ticket médio, que é o valor gasto com cada refeição, teve um salto de 15%, atingindo os R$ 16,79 no período. O tráfego nos estabelecimentos cresceu 4%, totalizando 3,3 bilhões de visitas.

A pesquisa também fez a projeção para o foodservice no Brasil e nos principais mercados internacionais. Neste sentido, o estudo acende um alerta para a situação econômica global, que, aliada à alta da inflação, pode desacelerar o mercado.

A inflação em alta, o crescimento chinês em ritmo mais lento e o mercado de trabalho aquecido nos Estados Unidos pressionam as empresas mundo afora e chamam a atenção para os riscos de uma recessão mundial.

Com uma das maiores inflações do mundo, o Brasil enfrenta desafios principalmente relacionados ao tráfego, que ainda é 15% menor do que em 2019. Por outro lado, é um dos países que mais cresceram no serviço de delivery em 2022 e vem se ajustando na liderança do segmento.

“Os mercados cresceram de forma geral este ano. Nenhum país, porém, atingiu os patamares de tráfego do pré-pandemia, e o gasto aumenta, refletindo os efeitos da inflação. A confiança tem caído e o cenário econômico pode se tornar desafiador. Além disso, ocasiões, segmentos e canais se recuperam de maneira desigual, criando desafios adicionais para a evolução dos operadores”, explica Lucas Roberto, head de Marketing do IFB.

Foodservice pelo mundo

Em recente artigo publicado na Mercado&Consumo, Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab e responsável pela pesquisa Crest no Brasil, também destacou que, enquanto o Brasil assiste a uma recuperação consistente do foodservice, existem riscos reais de uma recessão global em 2023, com a inflação sendo a peça central no mundo desenvolvido.

“Nos Estados Unidos, Europa, Coréia do Sul, Japão e Austrália, a inflação segue em níveis elevados, demandando medidas de caráter recessivo para controlar a alta dos preços, criando um cenário desafiador para o foodservice, que depende diretamente de renda disponível e do consumo para crescer. China, por sua vez, tem sido prejudicada por conta da sua política de tolerância zero contra a covid-19, impactando a produção industrial e o consumo, ao que se soma a crise no setor imobiliário chinês. A desaceleração da segunda maior economia do mundo impactará não apenas os mercados emergentes, como também a demanda global, reforçando o cenário recessivo que se avizinha”, destacou Bueno.

O head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab complementou: “Se para o foodservice global já havia o desafio de recuperar os níveis de tráfego pré-pandemia, ele será potencializado por consumidores que estão com o orçamento doméstico cada vez mais apertado por conta do aumento generalizado dos preços, não apenas no foodservice, mas também no consumo básico e essencial do dia a dia.”

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoalimentacao fora do laralimentosbares e restaurantesBrasilcomportamentoconsumidorconsumidorescrescimentocriseEconomiaempresasFood Servicefoodserviceinflaçãomercadomercado&consumonegóciospreços

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile