O setor de shopping centers encerrou o período do Dia das Crianças de 2025, entre 6 e 12 de outubro, com crescimento de 1,5% nas vendas em comparação a 2024, totalizando R$ 4,14 bilhões, de acordo com dados da Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Segundo o levantamento, o aumento nas vendas foi impulsionado pela elevação do ticket médio, que subiu 3,9%, atingindo R$ 231,84.
“Os resultados do Dia das Crianças de 2025 demonstram a resiliência do setor de shopping centers. A performance das vendas, impulsionada por um ticket médio superior, sinaliza que o consumidor está valorizando experiências e produtos de maior valor agregado”, afirma presidente da Abrasce, Glauco Humai.
Quatro das cinco regiões do País registraram alta nas vendas, com destaque para a Região Sul, que cresceu 3,4%, seguida pelo Centro-Oeste e Nordeste, ambos com 2,3%, e pelo Sudeste, com 1,6%.
O Nordeste também se destacou no fluxo de visitantes, com aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com a semana anterior ao Dia das Crianças, o fluxo nacional de visitantes avançou 9,6%, liderado pela Região Sul, com alta de 12,8%.
Entre as categorias que mais impulsionaram as vendas nos shopping centers, Óticas e Joalherias lideraram, com crescimento de 9%, seguidas por Cosméticos e Higiene Pessoal (8,5%) e Varejo Alimentício Especializado (5,6%). Regionalmente, o Nordeste teve maior destaque em Óticas e Joalherias (13,8%) e Varejo Alimentício Especializado (7,4%), enquanto o Centro-Oeste liderou em Cosméticos e Higiene Pessoal (13,7%).
“O destaque de regiões como Sul e Nordeste, bem como o forte desempenho em categorias como Óticas e Joalherias, nos indica uma tendência positiva para as próximas datas comemorativas”, completa Humai.
Imagem: Envato