Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

BRF reduz mais de 18 mil toneladas de CO₂ em operações logísticas

Empresa reduziu uso da frota rodoviária e aumentou o de modais ferroviário e marítimo

  • de Redação
  • 3 anos atrás
BRF reduz mais de 18 mil toneladas de CO₂ em operações logísticas

A BRF reduziu, em um ano, mais de 18 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) em suas operações logísticas. O resultado é reflexo da redução do uso da frota rodoviária e maior adesão aos modais ferroviário e marítimo, que emitem menos poluentes. A iniciativa está em sintonia com o compromisso da empresa de ser Net Zero, ou zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa, até 2040.

O modal ferroviário passou a ser mais explorado para as atividades logísticas da companhia em longas distâncias. Além do menor risco de acidentes, redução de tráfego e emissão de gases de efeito estufa lançados ao meio ambiente, os trens levam um período de quatro dias para chegar ao seu destino e contam com uma capacidade maior de carga quando comparado ao transporte rodoviário.

“Por meio da parceria com uma empresa logística conseguimos transportar, pelos trens, produtos in natura, como frango e suíno congelados, para diversas localidades nas regiões Sul e Sudeste, saindo de Rondonópolis, no Mato Grosso, passando por Sumaré, em São Paulo, e com destino final à região Sul. O processo é mais ágil, sustentável e seguro”, explica o gerente-executivo de Transportes da BRF, Luciano Farago.

Ainda segundo o executivo, através deste modal, a BRF deixou de emitir em doze meses 1.042 toneladas de CO₂ e evitou o desmatamento de mais de 7.438 árvores. “Já conseguimos promover transformações relevantes, e a tendência é que esses resultados sejam ainda mais positivos com a intensificação da utilização da frota ferroviária”, diz Farago.

Via marítima

Outro modal logístico a que a BRF vem aderindo é o de transporte por navios (cabotagem), no qual produtos de origem animal e margarina são transportados em contêineres refrigerados, assegurando a qualidade dos mesmos. Esse modelo é mais vantajoso financeiramente para a companhia, uma vez que ele proporciona maior segurança dos produtos transportados, e agilidade nas entregas em regiões mais distantes em um menor tempo de percurso.

A principal rota de cabotagem utilizada liga Itapoá, em Santa Catarina, até as cidades de Fortaleza, Salvador, Recife, no Nordeste, e Manaus, na região Norte. O modal marítimo também contempla o transporte de matérias-primas, que abastecem a fábrica da BRF de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco.

Somente nos primeiros oito meses desse ano, a BRF reduziu 18.046 toneladas de CO₂ neste modal logístico. Por meio dos modais ferroviário e de cabotagem, a BRF transporta anualmente cerca de 100 mil toneladas de produtos no Brasil.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: ESG, Logística, Notícias
  • Tags: BrasilBRFCO₂dióxido de carbonoEconomiaempresasESGestratégiaLogísticamarcasmeio ambientemercadomercado&consumonegóciosNet Zerosustentabilidadetransporte

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile