Atacadão conquista eficiência energética com carregadores inteligentes de baterias

Ao reestruturar a sala de carregamento de bateria de empilhadeiras, grupo reduziu em 25% os gastos com energia elétrica

Grupo Carrefour-Atacadão investe na remodelação da intralogística
[the_ad id="169690"]

Controlada pela Carrefour e contando com 240 lojas pelo País, a rede Atacadão segue em processo de expansão e modernização. Buscando a melhoria de seus indicadores de sustentabilidade – e também uma forma de baratear a conta de luz – , a empresa investiu na chamada intralogística, adotando uma nova geração de carregadores de bateria para sua frota de mais de mil empilhadeiras elétricas.

[the_ad id="138406"]

Os equipamentos inteligentes foram implementados nas salas de carregamento de baterias dos centros de distribuição espalhados pelo Brasil. Compatíveis com diferentes modelos de empilhadeiras elétricas e capazes de prover a carga com mais agilidade e eficiência, os equipamentos também ajudam na redução dos gastos com energia elétrica.

Marco Tarantino, gerente de manutenção do Atacadão, aponta a flexibilidade e o ganho de redundância entre as vantagens verificadas durante um ano de uso dos equipamentos. “Os carregadores permitem cargas mais rápidas e, com isso, temos máquinas trabalhando por mais tempo”, diz o gerente de manutenção.

[the_ad_group id="11688"]

Carregadores de chumbo-ácido

A solução foi desenvolvidos pela Fronius, empresa especializada em tecnologia para carregadores de bateria. O Atacadão adotou carregadores de chumbo-ácido da linha Selectiva 4.0, nas versões de 2kW e 8kW.

Os equipamentos têm aquecimento mínimo durante os primeiros minutos de carregamento, característica técnica que ajuda a aumentar a vida útil das baterias das empilhadeiras em cerca de um ano, gerando economia de até 25% de energia elétrica.

Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius, explica que esses diferenciais se devem ao sistema de resistência interna efetiva, que verifica o nível de carga da bateria e, a partir desse procedimento, faz o carregamento adequado e fornece a quantidade correta de corrente elétrica. “Isso reduz significativamente o consumo de energia e a emissão de CO2 na intralogística”, diz.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile