Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Artigos

Loja do Futuro: a loja conceito do varejo

  • de Redação
  • 8 anos atrás

blond man with virtual glasses. surprised expression

Há dois anos surgiu um projeto na GS&Comm com proposta bem inovadora: criar uma loja modelo batizada de “Loja do Futuro”. O objetivo era mostrar como seria no futuro a loja física integrada ao canal digital.

Em 2017 uma das edições da Loja ocorrerá na FBV, Feira Brasileira de Varejo, que acontecerá entre os dias 12 a 14 de julho em Porto Alegre. Muitas novidades traremos para a loja, sob o título de Trend Store (Loja Conceito), que deverá incorporar soluções que respeitam ao tripé:

  1. Integrar o conceito físico e digital;
  2. Priorizar iniciativas que aumentam venda, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhor resultado;
  3. Estar disponíveis no mercado para implantação.

Respeitando o conceito de Tendência da Loja e do Tripé, relaciono algumas iniciativas que aparecerão na edição de 2017:

Click and Colect

Amplamente utilizada no varejo norte-americano e sendo implantada com força aqui também, permite integração entre on-line e físico em que a compra (click) é feita no ambiente on-line (site, mobile, app) e a retirada (colect) é feita no ambiente físico (loja).

Alguns benefícios para o consumidor: rapidez e comodidade de entrega (o cliente escolhe local e horário) sem a necessidade de ter alguém de plantão em casa para receber o produto e diminuição do preço do frete.

Benefícios para o varejista: menor custo logístico substituindo a entrega fragmentada, aumento do fluxo em loja com alta possibilidade de recompra e aumento do ticket médio.

Na última Black Friday americana 36% das vendas on-line foram com a modalidade retira em loja e desses clientes 58% fizeram uma recompra no momento em que foram fazer a retirada.

Assistente de Vendas

Permite que o vendedor, após identificar o cliente, resgate suas preferências de compra e busca, podendo ofertar os produtos que ele pesquisou on-line e não comprou (carrinho abandonado), realize recomendações de produtos e ofertas de acordo com o seu perfil, consiga ofertar uma promoção personalizada e realize a venda de produtos que estão no catálogo on-line, porém não tem estoque físico na loja (prateleira infinita).

Pesquisas mostram que dentre as ações on-line que influenciam o processo de compra (no físico) estão:

  •     43% dos clientes utilizam as mídias sociais para receberem anúncios de ofertas;       
  •     37% dos clientes se atualizam de tendências pelo digital;     
  •     58% dos consumidores utilizam o mobile para receber ofertas promocionais
  • Numa escala de 0 a 100, 80 é a importância que os consumidores dão às lojas que conseguem visualizar estoques de outras lojas ou do ambiente on-line

Check out mobile

Trazemos a mobilidade para dentro da loja, empoderando o vendedor, trazendo mais agilidade no processo de venda, diminuindo filas e otimizando a produtividade da equipe de vendas. Essa iniciativa se sustenta, pois, 66% dos consumidores querem caixas de auto-atendimento ou atendimento mobile para otimizar o seu tempo na loja.  Nos Estados Unidos vemos que 40% dos maiores varejistas americanos já desenvolveram aplicativos específicos para os vendedores.

Realidade virtual

Permite recriar ao cliente o ambiente da loja, mesmo eles estando em casa ou no trabalho, possibilitando que ele caminhe pelos corredores, escolha produtos, experimente e inclusive feche a compra pelo dispositivo.

Claro que teremos mais experiências e soluções, porém essas ficam para quem vier nos visitar na feira e na Trend Store em julho. Encontro vocês lá!

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, E-commerce, Varejo digital
  • Tags: gscommloja do futuroomnichannelomniera

Conteúdo Relacionado

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

de Felipe Mario 21 de julho de 2025

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

de Marcos Gouvêa de Souza 21 de julho de 2025

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

de Redação 21 de julho de 2025

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

de Redação 21 de julho de 2025

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

de Redação 20 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile