Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Espresso e doces são as opções preferidas dos clientes das cafeterias brasileiras

O famoso café coado aparece na 4ª posição entre as opções de bebidas, segundo o Sebrae

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Espresso e doces são os favoritos dos clientes das cafeterias brasileiras

O famoso cafezinho com pão de queijo, marca registrada dos brasileiros, é uma opção quase que obrigatória nas cafeterias do País. No entanto, esta combinação não chega a ser a mais popular do cardápio. Entre as bebidas, o espresso é o favorito dos clientes dos estabelecimentos do ramo, com 28,8% de acordo com a segunda edição da “Pesquisa Cafés Especiais – Perfil e Sabor”, produzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A segunda opção mais pedida nos cardápios das cafeterias brasileiras, segundo o estudo, é a prensa francesa, com 25,5%. O famoso café coado, comum em diversos lares do Brasil, aparece apenas na quarta posição, com 16,6%.

“Percebemos que várias respostas enfatizaram dificuldades relacionadas à contratação, retenção e qualificação da equipe. Isso inclui encontrar mão de obra comprometida, treinar bons baristas, lidar com a rotatividade e a falta de comprometimento, e encontrar funcionários que sigam rotinas e padrões de qualidade”, detalha a analista de Competitividade do Sebrae, Carmem Sousa.

Já entre as comidinhas mais vendidas, os doces em geral lideram com mais da metade das escolhas (51,9%). Pão de queijo (19,1%) e pão na chapa (8,2%) estão entre os outros pedidos do cardápio. O estudo também mostra que a principal fonte de faturamento desses negócios são alimentos e outras bebidas.

Redes sociais como ferramenta de divulgação

Para o levantamento, o Sebrae ouviu 170 proprietários de cafeterias em 12 estados brasileiros, predominantemente Pernambuco, São Paulo e Paraná. Para a divulgação de seus cafés especiais, 40,6% utilizam o Instagram como ferramenta, enquanto 25,4% usam o Whatsapp.

“Questões como estratégias para atrair novos clientes, a necessidade de educar o público sobre o valor dos cafés especiais e encontrar formas de inovar e se diferenciar em um mercado de grande concorrência”, explica Carmem.

A maioria (70,6%) destes proprietários têm entre 26 e 35 anos (36,5%), e são empreendedores de primeira viagem, não tendo comandado nenhum empreendimento antes do atual (62,4%). Quase a totalidade deles (95,3%) não é franquia.

Profissionais

Quatro em cada dez das cafeterias afirmam que um barista com formação é a principal força de trabalho para a preparação dos cafés, seguido de profissionais com certificação (21%).

A padronização de processos e o controle de qualidade ainda é um desafio para o setor, com cerca de 62,4% destes estabelecimentos não possuindo torrefação própria. No processo de compra, segundo os entrevistados, o principal critério é a confiança na torrefação (com 29,6%), seguido de perfil sensorial (para 23,7% da amostra). Quase 50% dos donos de cafeterias têm de dois a três fornecedores de café.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilcafécafeteriaclienteClientescomérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentoEconomiaempresasfoodserviceindústriamercadomercado&consumonegóciospão de queijoprodutosSEBRAE

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile