Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Temu entra no Remessa Conforme e prepara chegada ao Brasil

A empresa tem histórico de transformar a dinâmica de mercado e de consumo onde começa a operar

  • de Isis Brum
  • 1 ano atrás

A Temu, marketplace do grupo chinês Pinduoduo, recebeu autorização da Receita Federal para operar dentro do Remessa Conforme, programa que oferece isenção do Imposto de Importação para mercadorias até US$ 50.

A autorização foi dada em nome de Elementary Innovation Pte Ltd e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 20, por tempo indeterminado e para vendas efetuadas por meio do endereço eletrônico.

A gigante chinesa deve rivalizar principalmente com Shopee e Shein no Brasil. Nos Estados Unidos, passou a operar em 2022 e já ultrapassou a Shein em número de acesso, em outubro de 2023, com 108 milhões de views, número 458,8% maior do que a rival, que teve cerca de 19 milhões de visitas no país no mesmo período, segundo estudo da Semrush.

Em seu site, a Temu diz que a plataforma estará disponível no Brasil “em breve”.

Quem é a Temu

Sediada em Shanghai, na China, a Pinduoduo foi fundada em setembro de 2015. A Temu é uma spin-off controlada por essa organização, criada a partir de um modelo de negócio difícil de ser reproduzido em razão das ofertas superagressivas que pratica e da eliminação de intermediários.

Segundo o diretor de Operações (COO) da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita, a empresa tem um histórico de mudar rapidamente toda a dinâmica de mercado e consumo nos lugares onde passa a operar. E, no Brasil, não deve ser diferente.

“Todos os mercados em que a Temu entrou, ela realmente mudou bastante a dinâmica de consumo por conta da agressividade de comunicação, rápido crescimento e popularidade da plataforma, além de introduzir um novo modelo de negócios que os países, os players locais, geralmente, têm pouco conhecimento e até mesmo pouca infraestrutura para imitar”, analisa Yamashita.

Presente nos mais diversos mercados – europeu, norte-americano e sudeste asiático -, a Temu vende de tudo, daí a semelhança com o e-commerce da Shopee. Entre as principais características do negócio, o COO da Gouvêa Ecosystem destaca sua entrada agressiva em novos mercados, com comunicação massiva e intenso uso de redes sociais, além das mídias tradicionais.

Nos Estados Unidos, fez o seu lançamento no Super Bowl, o jogo anual que decide o campeão da temporada regular da principal liga de futebol americano. De acordo com o executivo, é um dos espaços publicitários mais caros do mundo. Depois da entrada triunfal, em 2023, faturou US$ 13 bilhões em menos de 1 ano nos Estados Unidos.

Desentermediação do varejo

Segundo Eduardo Yamashita, outra característica marcante do modelo de negócios da Temu é a desintermediação do varejo.

No modo convencional, digamos assim, o marketplace adquire produtos da indústria ou faz parcerias com lojas (sellers) que dispõem de determinados itens e quantidades para a venda. A Temu atua dessa forma também, mas não só.

A empresa capta demandas dos usuários da plataforma e passa a recrutar interessados na compra de itens a preços muito baixos. Quanto mais pessoas estiverem interessadas no item, menor o preço. Com isso, os próprios consumidores convidam amigos e parentes para participar da oferta. Isso é feito em escala global e com o pagamento antecipado, ou seja, a compra não é estocada.

Com o dinheiro na mão, a Temu vai até a indústria e negocia diretamente a compra. Em seguida, faz a entrega para todos os seus clientes. Nesse modelo, não há varejistas ou distribuidores intermediários, o que favorece ainda mais o preço praticado na operação.

“De um lado, ocorre um uso muito intenso da mídia social e da força das comunidades que a Temu utiliza nessas ofertas limitadas e na corrida contra o tempo para aumentar o engajamento das pessoas”, explica Yamashita. “De outro, gera uma desintermediação da cadeia, tirando o distribuidor e os varejistas”, complementa. Essa condição permite à Temu praticar preços que a concorrência não consegue acompanhar porque o modelo de negócio dos rivais necessita de uma cadeia de distribuição muito mais ampla e mais cara. “Essa escalada de negócios é impressionante”, diz o executivo.

Plataforma altamente gamificada

Outro grande diferencial da Temu em relação aos concorrentes o alto nível de gamificação de sua plataforma, também incomparável a qualquer outra empresa.

Os jogos, como os da Fazendinha, retêm os usuários por mais tempo logados, mas também destravam oportunidades e ofertas dentro do e-commerce.

Com a aterrissagem da gigante chinesa no Brasil, o País será um dos poucos no mundo a contar com a presença de quase todas as plataformas globais de varejo online: Temu, Shopee, Shein, Alibaba, Mercado Livre e Amazon. “São plataformas muito fortes, fora os locais, como Magalu e todos os marketplaces que a gente conhece”, conclui Yamashita.

Com Larissa Féria, editora-chefe da MERCADO&CONSUMO

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilchinadescontodesentermediaçãodigitale-commerceecommerceEduardo Yamashitaestados unidosEUAgameficaçãogigante chinesamarketplacemercado&consumoofertasonlinePinduoduoplataformapreços agressivosRemessa ConformeSuper BowlTemutendênciatransformaçãovarejistavarejovarejo digital

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile