Marcas de varejo de olho no Plant-based

Então, qual é a estratégia por trás da mais recente inovação baseada em plantas da Impossible Foods, Impossible Sausage? “Quanto mais fazemos, mais nos aproximamos da onipresença, o que é sempre o objetivo para nós. Queremos converter o mundo”, disse J. Michael Melton, gerente técnico de vendas e gastronomia da Impossible, durante sua apresentação na NRA Show. O produto foi desenvolvido com Little Caesars e lançado na última segunda-feira em três locais da cadeia por um tempo limitado, marcando a estreia do Impossible na categoria pizza.

Embora Impossible seja indiscutivelmente o favorito neste espaço emergente, graças à sua conta de restaurantes e ao financiamento de US$ 750 milhões, estava longe de ser o único fabricante alternativo de carne com algo novo para compartilhar. A Beyond Meat forneceu amostras de sua Beyond Sausage, que ainda não chegou ao mercado. As “Morningstar Farms”, da Kellogg’s cozinharam tacos de chouriço sem carne, e o Ocean Hugger serviu imitação de enguia feita de berinjela e salmão feito de cenoura.

Os produtos alimentícios baseados em plantas cresceram 54% nos últimos cinco anos nos menus dos operadores, disse o vice-presidente executivo de desenvolvimento de negócios da Technomic, Pat Noone. Analistas do setor estão em consenso de que a demanda por análogos de carne vegana sinaliza uma mudança radical nos cardápios dos restaurantes, e não uma novidade passageira. E agora que os fabricantes de plantas descobriram um grande sucesso na categoria de hambúrgueres, as marcas estão lutando para reivindicar novos segmentos de carne.

[the_ad_group id="11688"]

“Acho que em qualquer lugar que você vê salsicha você pode imaginar que é para lá que nossas linhas estão indo”, disse Heather Huestis, vice-presidente de marketing da Impossible. “Você pode ver isso com o nosso hambúrguer, que começou com um hambúrguer e, em seguida, olhando para a versatilidade do produto e onde mais você pode ir com ele.”

Mas talvez mais interessante do que a engenharia de cardápio baseada em plantas, compartilhada com essas marcas, é onde todos eles disseram que estavam indo em seguida: o varejo de alimentos. Atualmente, a Beyond Meat ainda desfruta de uma vantagem inédita no mercado de supermercados – foi o primeiro produto à base de plantas a ser oferecido no mercado de carnes -, mas um influxo de produtos concorrentes poderia alterar o equilíbrio de poder entre essas empresas de proteína.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile