Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Rede de cafeterias também vai oferecer café grátis a clientes nesta sexta-feira, Dia da Terra

  • de Redação
  • 3 anos atrás

A Starbucks Brasil lançou, nesta quarta-feira (20), uma iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining. O objetivo é transformar os copos de uso único em luvas de copos para bebidas quentes.

“A Starbucks no Brasil está constantemente desenvolvendo novas iniciativas para ser localmente sustentável e conscientizar sobre os problemas do Planeta. A reciclagem de copos está conectada aos nossos objetivos de causar um impacto positivo nas regiões que recebem nossas lojas e incentivar a economia circular de copos de papel em nosso mercado”, disse Sandra Collier, diretora de Marketing, Fidelidade e Responsabilidade Social da SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil.

Lançado pela primeira vez em 2021 como um programa-piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o Projeto Ciclobom recicla os icônicos copos de papel branco da marca e dá a eles uma nova vida. Após 11 meses, o projeto coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em nove lojas em São Paulo, e a intenção é que chegue a 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.

Como funciona

Os clientes da Starbucks Brasil podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas em lojas selecionadas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel.

O plástico é enviado para reciclagem, enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.

Para celebrar a iniciativa, durante o Dia da Terra (22 de abril), clientes que comprarem o modelo selecionado de copo reutilizável em qualquer loja Starbucks do País ganharão um café filtrado de graça.

Starbucks Brasil lança iniciativa de reciclagem de copos descartáveis

Iniciativas sustentáveis

A Starbucks e a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, informa que continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas globais de sustentabilidade da empresa. Aqui no País, algumas lojas já podem oferecer a opção de servir bebidas em caneca oferecida pela Starbucks.

A empresa assumiu um compromisso global de reduzir os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros em 50% até 2030, com base na linha do tempo Starbucks Global Greener Cup, que traz os marcos recentes da empresa. O objetivo da marca até 2025 é criar um movimento cultural em direção à redução de resíduos, fornecendo acesso fácil a copos reutilizáveis.

No mundo inteiro, vários programas e modelos operacionais estão sendo testados com esse objetivo em mente, como o Empreste um Copo, em que clientes pedem sua bebida em um copo retornável oferecido pela Starbucks; Modelos Operacionais 100% Reutilizáveis, que consideram a eliminação total dos copos de uso único, em favor dos reutilizáveis, copos pessoais ou louça para consumo local; e Copos Pessoais e Caneca para Consumo Local (For-Here-Ware), para incentivar os clientes a levarem seus próprios copos e enfatizar a caneca para consumo local fornecida pela rede.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Foodservice, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcafeteriaclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoESGestratégiaexperiênciafoodservicelojalojasmarcasmeio ambientemercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosstarbuckssustentabilidade

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile