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COVID-19 | O papel fundamental dos Restaurantes para a Sociedade

  • de Cristina Souza
  • 5 anos atrás
Abrasel e Stone lançam índice para monitorar desempenho de bares e restaurantes

Os restaurantes podem ter nos próximos dias uma grande oportunidade de recuperação de seu faturamento impactado pela queda de movimento nos últimos dias.

Os restaurantes serão uma ótima fonte de atendimento a população durante a crise causada pelo coronavírus pois as pessoas que contraírem ficarão em isolamento e muitas não se sentirão dispostas para preparar refeições ou mesmo estarão desabastecidas.

Assim, a GS&Libbra recomenda:

  • Crie soluções de alimentação para pessoas que estarão em casa em isolamento. Refeições individuais, refeições para idosos (cortes e maciez), refeições para família, menu kids… Sugira aquisição por lotes, especialmente na oferta de congelados.
  • Simplifique o cardápio e busque oferecer alimentos que melhorem a imunidade (como combinações vegetais e legumes cozidos, uso de ervas, raízes, sucos de frutas, etc), apesar de não comprovada a importância de micronutrientes na recuperação, o bem estar a partir da alimentação saudável é muito importante. Além disso com o confinamento o consumo de alimentos mais leves é fundamental.
  • Crie rotinas de produção concentradas e horários de venda/entrega específicos. Está claro que não é necessário ter a equipe o tempo todo.
  • Divulgue essas ofertas para seus clientes habituais por whats app, mídias sociais, etc. além dos aplicativos. Aceite pedidos por múltiplos canais e tente estimular pedidos programados, busque atuar na sua vizinhança.
  • Pratique preços honestos, você não irá recuperar 100% da perda de faturamento rapidamente.
  • Observe suas equipes constantemente e afaste membros da equipe em caso de qualquer suspeita.
  • Ofereça condições ideais: sabonete bactericida, papel toalha e álcool gel.
  • Oriente para que não haja qualquer tipo de conversa durante a produção e no momento de porcionamento, quando o alimento não passará por novo processo térmico.
  • Oriente a equipe para assegurar o uso de uniformes limpos e para que sejam usados exclusivamente no ambiente de produção, nunca em transportes públicos ou durante o deslocamento.
  • No delivery, seja ele de alimentos quentes ou congelados, coloque embalagem plástica adicional a ser eliminada pelo cliente antes dele entrar em casa (além da tradicional de papel).
  • Ofereça orientação, acesso à pia para higienização de mãos e álcool gel para entregadores. Só álcool gel não resolve.
  • Oriente entregadores à limparem suas motos e mochilas com álcool 70% várias vezes ao dia. (Cobre apoio dos aplicativos nesse sentido).
  • Oriente os clientes para dispensarem embalagens e aquecerem os alimentos antes de consumir como medida adicional (lembrando que alimentos que já passaram por tratamento térmico não oferecem risco de transmissão de COVID-19, essa é uma ação de controle adicional).
  • Se alie a indústrias, distribuidores, atacadistas e cozinhas centrais para se manter abastecido.
  • Protele dívidas de curto prazo e honre salários para assegurar engajamento da equipe.
  • Busque associações do setor para negociar com o Governo formas e linhas de crédito para manter as operações ativas.

Vamos juntos compartilhar boas práticas e cuidar para a saúde e sobrevivência do setor de alimentação fora do lar.

* Imagem reprodução

  • Categories: Artigos, Destaque do dia, Foodservice
  • Tags: alimentoatendimentoClientesequipesFaturamentofoodservicehigienizaçãomembrosoportunidadeproduçãopúblicosrefeiçõesrestaurantessoluçõesuniformes

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