Experiência de compra integrada ao conceito ROPO (Research Online, Purchase Off-line)

[the_ad id="169690"]

Os profissionais de marketing buscam cada vez mais destaque em seus produtos e serviços no mundo digital. A publicidade online está sendo renovada a cada dia, em agências do setor. Veículos de comunicação buscam chamar a atenção do consumidor e se destacar em frações de segundo, no momento em que o cliente não está, necessariamente, buscando consumir determinado produto. Todos querem se sobressair e atrair o consumidor.

[the_ad id="138406"]

Seguindo o mesmo caminho, o e-commerce ganha cada vez mais destaque nos departamentos de empresas. O setor ganha mais autonomia para conseguir verbas para fazer anúncios, disparos de e-mails com promoções e análises do comportamento de seus consumidores. Esta, aliás, é uma das principais técnicas para enriquecer o banco de dados, um dos grandes ativos de uma empresa, além de conquistar algo muito importante: conhecer o comportamento do cliente.

Quando falamos de grandes companhias globais e empresas de grande porte com poder de investimento em ferramentas de tecnologia, pensamos no Omnichannel. Ele, aliado às tecnologias de venda e plataformas de CRM, possibilita identificar o consumidor em seus diversos pontos de vendas, gerando um possível interessado (ou prospect),  transformando-o em cliente e, finalmente, este cliente em usuário e defensor de sua marca.

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

Com esse consumo online sem freio, como seria possível se destacar com uma marca que ainda não atingiu estas grandes proporções, mas que tem sua atividade online bem direcionada? É neste ponto que surgem grandes aliados, como os diferentes canais de vendas, que com diferentes abordagens, ferramentas e tecnologias, auxiliam na conquista do objetivo final: a venda.

Estamos neste momento falando de empresas multicanais, que, de forma isolada, podem chamar a atenção do consumidor e gerar a venda em algum PDV. Seguindo esta análise, encontramos o consumidor ROPO (em inglês; research online, purchase off-line), em português: pesquisa online, compra offline.

O consumidor que esta no “efeito ROPO” deve ser tratado como um cliente VIP dentro do CRM. Ele seguiu o seguinte caminho de compra:

Podemos simplificar esse conceito de consumidor ROPO com o exemplo de quem está reformando um apartamento. Este cliente tem a necessidade de um acabamento especifico para atender a sua necessidade e especificação. Em um momento de navegação em suas redes sociais, identifica um determinado post com o que necessita. Ele começa então a buscar o produto identificado e, principalmente, suas especificações técnicas para atender sua demanda. Após o processo de identificação técnica, inicia-se o processo de comparação de preços e pontos de vendas com estoque (esta é a importância de uma integração entre estoque físico e virtual – disponibilidade no momento que o cliente precisa). Depois disso, o consumidor irá à loja física pronto para comprar o produto. Este é o ponto crucial para a venda. Uma boa experiência de atendimento e compra gera um cliente fiel a sua marca.

PONTOS DE DESTAQUE PARA CAPTAR O CONSUMIDOR ROPO

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile