Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Impulsionados pela pandemia, pagamentos digitais ganham força no Brasil

Entre os países da América Latina, Brasil é o líder no uso de tecnologia biométrica

  • de Redação
  • 3 anos atrás
pagamentos

Atento às novas tecnologias desde o início da pandemia da covid-19, o consumidor brasileiro se mostra adepto aos meios de pagamentos realizados de maneira digital. É o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes. 

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com as informações levantadas, as criptomoedas ganharam a atenção do brasileiro, que deseja usar a nova tecnologia em seu cotidiano. 

Dos entrevistados, 86% afirmaram que gostariam de ter funções relacionadas a criptomoedas disponibilizadas por sua instituição financeira atual e 72% preferem realizar pagamentos com moedas digitais se forem apoiados por uma organização considerada confiável. O estudo sinaliza que a confiança de instituições financeiras são essenciais para que a utilizacao de criptomoedas se torne comum na sociedade. 

Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Os Boomers são os que mais dão prioridade a isso (67%), seguidos da Geração X (53%), e Geração Y (50%).

A tecnologia também já se tornou uma aliada inseparável da vida financeira da maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira, com 63% acreditando que elas permitem ainda um melhor controle do seu dinheiro.

Dados biométricos

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento. Para 81%, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a segurança de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O brasileiro é adepto às novas tecnologias. O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explica Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BiometriaBrasilclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitalEconomiainovaçãoMastercardonlinepagamentoserviçostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile