Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Pessoas com mais de 50 anos aderem ao e-commerce e geram faturamento de R$ 29,5 bi

Categorias que lideraram o número de pedidos foram: beleza, perfumaria e saúde; moda e acessórios; e artigos para casa

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Pessoas com mais de 50 anos aderem às compras online e geram faturamento de R$ 29,5 bi em 2021

Nos últimos três anos, pessoas com mais de 50 anos passaram a fazer muito mais compras online. O número de pedidos realizados por consumidores dessa faixa etária mais do que dobrou, totalizando 49,5 milhões de compras online e uma participação de mercado de 18,57% em 2021.

O faturamento do comércio eletrônico na faixa dos 50 ou mais também apresentou crescimento, com alta de 27% em relação a 2020, e uma arrecadação de R$ 29,5 bilhões no ano passado, segundo levantamento feito pela Neotrust.

Em comparação ao período pré-pandemia, o avanço do e-commerce nessa faixa etária é ainda mais expressivo: em 2019, o faturamento do setor com o público com mais de 50 anos foi de R$ 12,6 bilhões.

O tíquete médio das compras feitas pelos consumidores com mais de 50 anos foi de R$ 596,90, em 2021, um aumento de 1,12% em relação aos R$ 590,30 em 2020.

“Apesar de ser vista como um faixa etária menos presente no ambiente digital, o o público com mais de 50 anos passou a confiar e marcar presença cada vez mais no e-commerce, e hoje superam os jovens de 18 a 25 anos em compras online, por exemplo”, analisa Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust.

Por categorias

Em 2021, as cinco categorias que lideraram o número de pedidos no e-commerce entre o público com mais de 50 anos foram: beleza, perfumaria e saúde; moda e acessórios; artigos para casa; móveis, construção e decoração; e entretenimento, respectivamente. O destaque vai para o setor de beleza, perfumaria e saúde, que atingiu o topo do número de pedidos pela primeira vez em 2021, até então liderado por moda e acessórios desde 2019.

“A pandemia desencadeou uma mudança de hábitos nos brasileiros, inclusive no público com mais de 50 anos, que passou a comprar de forma mais frequente itens de beleza, perfumaria e saúde no e-commerce. Entretanto, com a retomada do varejo físico pós-pandemia, a expectativa é que as categorias tenham um crescimento menos acelerado em comparação com os últimos anos”, explica Paulina Dias.

Já os segmentos de maior faturamento do varejo online considerando apenas as compras de pessoas com mais de 50 anos foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e moda e acessórios.

 Formas de pagamento

O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais comum entre essa faixa etária, representando 76,5% dos pedidos virtuais em 2021. O boleto bancário aparece como segundo método de pagamento mais utilizado por esse público, com cerca de 11,7% das compras online no ano passado.

O Pix, apesar de ainda ser uma forma pouco explorada, segue ampliando sua participação no e-commerce. No ano passado, 4,1% dos pedidos foram pagos pelo pagamento eletrônico instantâneo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: 50 anos ou maisBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasexpansãoexperiênciainvestimentomarcasmercadoprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile