Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

McDonald’s fecha 850 restaurantes na Rússia temporariamente

Unidades na Rússia e na Ucrânia são responsáveis por 2% de suas vendas em todo o sistema

  • de Redação
  • 3 anos atrás
McDonald's fecha 850 restaurantes na Rússia temporariamente

Citando “o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”, o McDonald’s anunciou na terça-feira, 8, que fechará temporariamente 850 restaurantes na Rússia, segundo informações da CNBC.

O CEO Chris Kempczinski escreveu em uma carta aos franqueados e funcionários que a cadeia vai pausar todas as operações na Rússia, mas que continuará a pagar seus 62 mil funcionários no país. Suas Instituições de Caridade Ronald McDonald House continuarão a operar.

“Nos mais de 30 anos que o McDonald’s operou na Rússia, nos tornamos uma parte essencial das 850 restaurantes em que operamos. Ao mesmo tempo, nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”, escreveu Kempczinski.

A gigante de fast-food foi alvo de críticas por não ter se posicionado contra o conflito. Os restaurantes do McDonald’s na Rússia e na Ucrânia são responsáveis por 2% de suas vendas em todo o sistema, cerca de 9% de sua receita e 3% de sua receita operacional. Cerca de 84% das unidades russas do McDonald’s pertencem à empresa, enquanto o resto é operado por franqueados.

A rede abriu seu primeiro restaurante na União Soviética há 32 anos em Moscou, meses antes do estado entrar em colapso.

Outras redes

O anúncio do McDonald’s vem depois que a Yum Brands disse que suspenderia o desenvolvimento de restaurantes e investimentos na Rússia. O proprietário do KFC tem mais de 1.000 restaurantes na Rússia que representam cerca de 2% de suas vendas em todo o sistema.

A Starbucks ainda não parou nenhuma de suas operações russas, onde todos os seus cafés são administrados por franqueados. A cadeia de café tem cerca de 130 localidades na Ucrânia e Rússia. O CEO da rede, Kevin Johnson, condenou o ataque russo à Ucrânia e prometeu doar royalties de seus negócios russos para causas humanitárias na Ucrânia.

Com informações de CNBC

Imagem: Papin Lab / Shutterstock.com

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoEconomiaempresasguerrainvestimentomercadopandemiaRússiasançãotecnologiaUcrâniavendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile