WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade

WhatsApp movimenta o comércio em grupos de compras informais
[the_ad id="169690"]

As comunidades virtuais de compra e venda de produtos têm ganhado força no mercado brasileiro e o WhatsApp é a grande ferramenta deste comércio informal, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por estudantes e professores da ESPM.

[the_ad id="138406"]

O núcleo entrevistou 297 pessoas para analisar como ocorrem as compras realizadas em comunidades informais online. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por 69% dos entrevistados no comércio em grupos. Em seguida, aparece o Facebook, com 23%; logo depois, o Telegram, com 3%.

“O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação e de comercialização de bens ao mesmo tempo”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. “Mesmo na informalidade, se destaca como mais um canal de vendas.”

[the_ad id="99067"]
[the_ad_group id="11688"]

Roupas, sapatos e acessórios

A pesquisa apontou que os artigos de moda são os preferidos para as vendas e para as compras nessa modalidade – 29% das pessoas disseram vender roupas, sapatos e acessórios e 39% se interessam mais em comprá-los.

Entre as comunidades, o comércio acontece com maior frequência nos grupos de amigos (18%), seguido de família (14%) e escola (11%). “Os integrantes desses grupos costumam ser mais próximos e confiáveis, por isso a maior facilidade em comprar e vender”, diz Haddad. Esta facilidade é apontada como vantagem para 19% dos entrevistados.

Entre as desvantagens desse tipo de comércio, estão golpes e fraudes, para 23% dos respondentes, seguidos de impossibilidade de provar o produto, para 19%, e da falta de garantia, para 15%, principalmente fora dos grupos de família, amigos e escola.

Para 58% dos participantes, é interessante comprar e vender nas comunidades, porém 46% não consideram uma tarefa fácil nos grupos de que participam.

O que diz a pesquisa 

Produtos mais vendidos:

Produtos mais comprados:

Temas dos grupos de comércio:

Aplicativos mais utilizados:

Vantagens do comércio em grupo:

Desvantagens do comércio em grupo:

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile