Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home ESG

BRF cumpre meta e lança linha com frango plant-based carbono neutro no Brasil

Projeto foi elaborado em parceria com a Enciclo, que fez o cálculo da pegada de carbono do processo produtivo

  • de Redação
  • 4 anos atrás

A BRF anunciou nesta quinta-feira (4) o cumprimento da sua promessa de lançar uma linha de produtos carbono neutro até o fim de 2021. A empresa apresentou o primeiro frango plant-based carbono neutro do mercado brasileiro.

Nesse processo, as emissões de carbono são 100% neutralizadas, desde a originação dos ingredientes até o descarte das embalagens, informou ao Broadcast Agro a vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF, Grazielle Parenti, que está na Escócia representando a empresa na 26ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-26).

São três produtos dentro do Veg Frango 100% Vegetal, que faz parte da linha Sadia Veg&Tal: o frango em tiras, em cubos e o frango desfiado. “É uma linha de produtos que já nasce assim, pensada para ser sustentável e ter emissões neutras. Tudo isso conversa com a nossa visão para 2030 de triplicar o faturamento da BRF, tendo a sustentabilidade como base”, afirmou a executiva.

Ela acrescentou, ainda, que a BRF também desenvolveu um “Selo Carbono Neutro”, certificado pela SGS e que poderá ser utilizado em outros produtos. A ideia, para além das questões sustentáveis, é que esse selo possa introduzir o assunto da neutralidade das emissões na relação com os consumidores, segundo Parenti. “O selo nos dá poder de escalabilidade e poder de conexão. A gente tem a convicção de que vamos conseguir aproximar muito o consumidor desse assunto.”

BRF cumpre meta e lança linha com frango plant-based carbono neutro no Brasil

Parceria com Enciclo

O projeto foi elaborado em parceria com a empresa Enciclo, que fez o cálculo da pegada de carbono do processo produtivo; com a certificadora SGS, que auditou esses cálculos e a metodologia; e com a Agrocortex, que foi responsável pelo rastreamento e auditoria da compensação das emissões, realizada por meio da compra de créditos de carbono no projeto de conservação florestal nos Estados do Amazonas e Acre, o REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

O vice-presidente de Novos Negócios da BRF, Marcel Sacco, explica que os produtos foram lançados no início deste ano, mas o anúncio está ocorrendo agora porque os processos ainda estavam sendo analisados e auditados.

“As consultorias estavam acompanhando todo o ciclo do produto nesses primeiros seis meses pra garantir que os critérios seriam cumpridos, conforme a metodologia que desenvolvemos para a neutralidade das emissões”, disse. E acrescentou que o frango plant-based carbono neutro tem abrangência nacional, e estará disponível nos pontos de venda de todo o País até o fim deste mês.

Com a concretização da inovação, o plano é dar andamento aos estudos e testes para expansão da classificação carbono neutro para outros produtos da linha Veg&Tal, porém ainda sem um pipeline específico de quando ocorrerá essa expansão. Foi o que disse o diretor de Inovação da BRF, Sérgio Pinto.

“Desde a criação da linha de produtos plant-based, a gente já pensava em como fazer um lançamento de produtos atualizados com as novas tendências de consumo. Sob a ótica do aumento no consumo flexitariano, exploramos a base vegetal, e sob a ótica ESG, damos esse passo importante de lançar esse produto carbono neutro”, disse.

A BRF pretende zerar o balanço líquido das suas emissões de carbono até 2040, no âmbito das operações e de toda a sua cadeia de fornecimento.

Com informações de Estadão Conteúdo (Julliana Martins)
Imagens Divulgação

  • Categories: ESG, Inovação, Marcas, Notícias
  • Tags: BrasilBRFcarbono neutroclienteClientescomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoempresasESGinovaçãomarcasmeio ambientemercadomercado&consumonegóciosprodutossustentabilidade

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile