Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Anuga tem início neste sábado na Alemanha; Mercado&Consumo é parceira oficial do evento no Brasil

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Sustentabilidade, saúde e conveniência: as inovações da maior feira de alimentos do mundo

Alimentos à base de plantas, carne de laboratório, produtos com ingredientes naturais sem corantes artificiais, cápsulas de café compostáveis e alternativas ao leite. Essas são algumas das inovações em destaque na Anuga, que começa neste sábado (9) em Colônia, na Alemanha. A Mercado&Consumo é parceira oficial do evento e realiza uma cobertura especial até a próxima quarta-feira (13).

A Anuga é considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo e é referência para os setores de supermercados e de foodservice (que envolve indústrias, distribuidores e operadores de bares e restaurantes).

As inovações do Anuga 2021 são caracterizadas principalmente pela sustentabilidade, pela saúde e pela conveniência. Alimentos à base de plantas (plant-based) são um tema contínuo entre os participantes. Várias empresas de alimentos e bebidas estão procurando usar ingredientes de origem vegetal como suplementos ou a principal atração para o desenvolvimento de novos produtos. O fato de os consumidores estarem cada vez mais sensíveis ao tema sustentabilidade também pesa a favor. Alimentos que levam a declaração do produto “puramente à base de plantas” são particularmente populares. Fontes vegetais de proteína incluem, entre outras, soja, ervilha, sementes de abóbora e sementes de girassol. Entre os novos produtos apresentados na Anuga, estão, por exemplo, biscoitos de grão de bico integral, bolas de proteína, salada de peixe à base de plantas, molho feito de favas ou envoltórios de beterraba.

A substituição de carne se mostra como tendência apenas quando se fala de produtos vegetarianos. Entre as novas alternativas expostas na feira, estão carnes de laboratório ou à base de células até insetos. Os novos produtos vão desde refeições prontas com almôndegas vegetais até nuggets de frango ou salsichas à base de vegetais. A carne à base de células será, por exemplo, apresentada na Anuga no dia 11 de outubro no âmbito da “New Food Conference”.

A terceira tendência deste ano abrange produtos que oferecem benefícios adicionais para a saúde e ingredientes naturais sem corantes artificiais. É aqui que entram em jogo, também, os produtos com o chamado “rótulo limpo”, ou seja, sem ingredientes desconhecidos do consumidor. A rotulagem limpa fornece ao usuário final informações sobre ingredientes, origem, fatores éticos e fatores ecológicos. Os expositores apresentam, por exemplo, café turco com colágeno e produtos que contêm kombuchá (bebida fermentada feita a partir do chá preto).

No tema sustentabilidade, cápsulas de café compostáveis e copos de papel se destacam entre as ofertas.

Presencial e digital

A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Os organizadores não esperam alcançar o mesmo número de visitantes da última edição, de 2019 – o espaço de exibição reservado agora equivale a dois terços do daquele ano. Ainda assim, os números impressionam: mais de 4 mil expositores de 94 países vão participar do evento.

A quantidade de participantes internacionais na maior feira de alimentos e bebidas do planeta permanece grande em 2021, o que evidencia a característica da Anuga de ditar tendências no que diz respeito a produtos e inovações. Os dez países participantes com maior número de expositores são Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos. O Brasil também se fará presente por meio de empresas como a BRF e entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

A Anuga está trilhando novos caminhos com seu conceito híbrido, que prevê que o comércio físico in loco no espaço de Colônia seja aprimorado pela página Anuga @home. Por meio da plataforma, os inscritos poderão se comunicar com os tomadores de decisão da indústria e se manter atualizados sobre todos os temas abordados no evento. Haverá painéis e seminários online, apresentações de empresas e produtos.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Eventos, Foodservice, Notícias, Supermercados
  • Tags: alimentosalimentos e bebidasAnugacomportamentoconsumidorconsumidoresconsumodigitalEconomiaempresasexperiênciafoodserviceinovaçãomarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçossupermercadostecnologiatendênciasvarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile